A Mercedes-Benz completa este ano 65 anos de operações no Brasil. A fabricante alemã se instalou em 1956, em São Bernardo do Campo (no ABC Paulista) e marcou época por ser a primeira marca a produzir veículos com motores diesel no país, com o caminhão L 312, o “torpedo” e o ônibus (chassi) LP 312.
VEJA TAMBÉM:
Próxima dos 65 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. E, dessa mesma fábrica, sai hoje o Novo Actros, primeiro produto da marca na era 4.0 e o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do mercado, agregando ainda mais eficiência e valor às operações dos nossos clientes.
A inauguração oficial da primeira fábrica da Mercedes-Benz do Brasil ocorreu em 28 de setembro de 1956, contando com a presença de muitos convidados e autoridades, entre elas o então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Desde este período, a Companhia de origem alemã tornou-se uma referência na produção e na liderança de vendas e de serviços no segmento de veículos comerciais no País e para exportações, como também no desenvolvimento tecnológico e na geração de soluções para as demandas do transporte de cargas e de passageiros. Com base em seu espírito pioneiro e inovador, a Empresa sempre esteve à frente do desenvolvimento, ditando tendências de mercado e atendendo às necessidades de transporte dos seus clientes.
“Com muito orgulho e satisfação, nossa Empresa se aproxima de completar 65 anos de atividade, um período muito bem vivido, que vem abrindo novos horizontes para o setor automotivo brasileiro. Nesse período, nos dedicamos a atender às necessidades do transporte do País e dos nossos clientes, construindo também para o desenvolvimento da indústria e da economia nacionais. Somos gratos por essa longa parceria e fidelidade de nossos clientes, concessionários, fornecedores e, especialmente, pelos milhares de colaboradores que contribuíram para a construção dessa bela história e do legado para a sociedade
Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina
“Trouxemos o DNA de qualidade superior, de pioneirismo e de inovação da Mercedes-Benz para o Brasil e aqui sempre plantamos e colhemos muitos frutos. Em todas as estradas, ruas e campos, em qualquer canto desse imenso país de dimensões continentais, a estrela de três pontas ilumina os caminhos de muitas pessoas e isso nos motiva a seguir em frente, pensando em novas soluções para todos que movem o mundo, hoje e no futuro. Atualmente, 4 em cada 10 caminhões em circulação no Brasil e 6 em cada 10 ônibus rodando pelas cidades são Mercedes-Benz e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade”.
Quase seis décadas e meia depois, a Mercedes-Benz do Brasil novamente ocupa o ponto mais alto da inovação e pioneirismo: a Empresa é a primeira Indústria 4.0 do setor de veículos comerciais no País. Em 2018, inaugurou a Linha de Caminhões 4.0 na planta de São Bernardo do Campo, seguida, em 2019, pela Linha de Cabinas e, em 2020, pela Linha de chassis de Ônibus. Em 2021, será a vez da Linha de Agregados 4.0 (motores, câmbios e eixos).
O avanço dos conceitos da Indústria 4.0 coloca a Mercedes-Benz do Brasil num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Ela alcança, assim, um novo padrão mundial de qualidade e melhores práticas, estando totalmente preparada para o futuro e se tornando referência mundial.
Os conceitos da Indústria 4.0 revolucionaram os processos de produção de caminhões e ônibus na Mercedes-Benz. Tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas já estão presentes no dia a dia da Empresa, juntamente com tecnologias como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto. O uso de recursos inovadores aprimora as condições de trabalho para os colaboradores e aumenta a eficiência para atendimento aos clientes.
A nova Fábrica 4.0 traz ganhos de eficiência em produção e logística, graças a exemplos como a redução de armazéns de peças, aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha e redução do tempo de armazenamento de componentes. Tudo isso se traduz em maior agilidade, eficiência e produtividade, com muitos outros ganhos a serem somados com a evolução constante dessa revolução industrial.
Ao longo desses 65 anos, a Mercedes-Benz nunca deixou de investir no Brasil, acreditando no potencial de mercado e na economia do País. Atualmente, está em andamento um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões para o período 2018 a 2022. Esse montante engloba a expansão da Indústria 4.0, desenvolvimento e produção dos caminhões extrapesados Novo Actros e desenvolvimento de novos produtos – caminhões e chassis de ônibus – e serviços de conectividade.
Somando os R$ 3,2 bilhões dos ciclos de investimentos de 2010 a 2017, são R$ 5,6 bilhões aportados pela Companhia no Brasil em 13 anos. Além desse valor, R$ 90 milhões foram destinados ao Campo de Provas de Iracemápolis e, em parceria com a Bosch, mais R$ 70 milhões (50% cada empresa) estão sendo aplicados na construção do Centro de Testes Veiculares.
Marcos históricos em 65 anos de vendas no Brasil
· 1.845.541 Veículos Comerciais
· 1.342.274 Caminhões
· 503.267 Ônibus
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…