Primeiro Mercedes-Benz eActros começa a operar na DACHSER

Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros foi entregue para a empresa de serviços logísticos DACHSER

Caminhão elétrico eActros
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A primeira unidade do caminhão elétrico eActros 300 da Mercedes-Benz começa a operar na  empresa prestadora de serviços de logística DACHSER. A unidade foi entregue ao cliente pelo CEO da Mercedes-Benz Trucks, Karin Rådström, a Stefan Hohm, executivo chefe da área de Desenvolvimento (CDO) e membro do Conselho de Administração da DACHSER.

Outras unidades do eActros já estão no planejamento da DACHSER para serem integradas à sua frota como parte de sua estratégia de proteção climática.

Mercedes-Benz eActros
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Em Stuttgart, a DACHSER entrega cargas em geral com o eActros para seus clientes no centro da cidade, especialmente no caso de remessas paletizadas que são muito grandes e pesadas para envio como remessa de encomendas. Além disso, o caminhão elétrico, em conjunto com um FUSO eCanter (de 7,5 toneladas), abastece uma pequena central de logística no centro da cidade com remessas, que são então distribuídas ao longo da última milha com bicicletas de carga com suporte elétrico. Todas as remessas de carga geral em uma área definida (DACHSER Emission-Free Delivery – Entregas Livres de Emissões DACHSER) são entregues pela DACHSER, isentas de emissões locais de CO2 e óxido de nitrogênio. O eActros só é carregado com eletricidade verde na filial da DACHSER em Kornwestheim.

Para a aplicação, o e-truck foi configurado com uma fórmula de tração 4×2 e uma carroceria baú da SPIER. O caminhão de 19 toneladas foi produzido no ano passado após o início da produção em série e agora foi oficialmente entregue em uma reunião após a aprovação do financiamento federal. A DACHSER é um dos clientes selecionados que obteve uma experiência valiosa com o protótipo eActros já em estágio inicial.

Até 400 quilômetros

As baterias do eActros podem ser compostas por três (eActros 300) ou quatro baterias (eActros 400), cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh[1] e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh[2]. Equipado com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros[3]. O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade de propulsão, que consiste em um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. Os dois motores refrigerados a líquido fornecem uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. Além disso, a energia elétrica pode ser recuperada por meio de recuperação ao dirigir com previsibilidade. A energia recuperada pela frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para alimentar o veículo. O eActros pode ser carregado com até 160 kW. Em uma estação de recarga rápida DC convencional com uma corrente de recarga de 400A, as três baterias demoram pouco mais de uma hora para recarregar de 20% da capacidade para 80%.

Os dois motores elétricos integrados têm alta eficiência e fornecem potência constante com alto torque de partida. O torque fornecido imediatamente pelos motores elétricos e a transmissão de duas velocidades garantem uma aceleração poderosa, um conforto de condução impressionante e uma dinâmica de condução que permite uma condução mais tranquila e menos estressante do que um caminhão convencional movido a diesel. Além disso, o baixo centro de gravidade ajuda nas curvas. O nível de ruído interno foi reduzido em 10 dB – correspondendo aproximadamente a metade do nível de ruído perceptível – o que também contribui para aumentar o conforto do motorista em operação com carga total. As entregas noturnas também são possíveis graças ao baixo nível de ruído. Em contraste com um caminhão a diesel, também há uma vibração consideravelmente menor.