Primeiro protótipo do Mercedes-Benz Unimog completa 75 anos

Considerado como um dos caminhões mais valentes do mundo, Mercedes Unimog fez seu primeiro teste drive em 1946, para auxiliar no pós-guerra

Mercedes-Benz Unimog
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz comemora os 75 anos do caminhão off-road Unimog. Seu primeiro protótipo entrou em testes em 1946. O utilitário famoso por sua capacidade de transpor praticamente qualquer tipo de terreno foi projetado para auxiliar na produção agrícola da Alemanha ao término da Segunda Guerra Mundial.

O protótipo número teve sua construção iniciada em 1945, mas só ficou pronto no ano seguinte. O próprio projetista-chef e Heinrich Rößler estava ao volante e testou aquele veículo, que não tinha cabina e estava totalmente carregado com madeira, rodando por estradas florestais acidentadas perto de Schwäbisch-Gmünd, na Alemanha.

Mercedes-Benz Unimog
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A criação do Unimog está intimamente ligada à difícil situação do pós-guerra, quando a Alemanha sofria com a escassez de suprimentos. Em 1945 e 1946, houve uma terrível falta de comida. Foi essa situação que deu a Albert Friedrich, que por muitos anos foi chefe de desenvolvimento de motores de aeronaves na Daimler-Benz AG, a ideia de um veículo motorizado que pudesse ajudar a aumentar a produtividade na agricultura.

Depois do final da guerra, Friedrich renovou seus contatos com a Erhard & Söhne, empresa metalúrgica fornecedora da Daimler-Benz em Schwäbisch-Gmünd, e em dezembro de 1945 começou a funcionar o departamento responsável pelo mercado agrícola. Friedrich passou a liderança do projeto para seu antigo subordinado, o designer Heinrich Rößler, que assumiu o cargo em 2 de janeiro de 1946. Em apenas algumas semanas, um novo design geral foi desenvolvido, com o motor e a caixa de mudanças posicionados diretamente à direita do centro do veículo. Com isso, apenas quatro juntas de transmissão foram necessárias para o chassi. Este foi um projeto brilhante que, 75 anos depois, ainda é usado para o Unimog das séries U 4023 e U 5023.

Em março de 1946, Hans Zabel, de Gaggenau, que tinha participado do projeto desde o início, criou o termo Unimog (Universal-Motor-Gerät, isto é, máquina motorizada de uso universal). Em outubro de 1946, o veículo foi então levado ao seu primeiro test drive.

Atualmente o Unimog é oferecido em duas versões U4000, com motor turbodiesel OM 924 LA de 130 cv,  e U5000, com potência de 160 cv. O torque de ambas as versões é de 81 mkgf. Seu preço pode superar os US$ 360 mil