BYD conclui montagem do primeiro ônibus articulado elétrico do Brasil

BYD chassi D11B
Foto | BYD/Divulgação

A BYD terminou junto com a Marcopolo o encarroçamento do primeiro ônibus articulado 100% elétrico do Brasil. O coletivo conta com chassi D11B de piso baixo e agora seguirá para testes de homologação.

A marca chinesa também desenvolveu o chassi BYD D11A, de piso alto.

22 metros

Segundo a BYD, o chassi D11B conta com 22 metros de comprimento e é equipado com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia de até 250Km (Sort 1) com uma carga completa.

Dependendo da função da carroceria, a capacidade de passageiros pode variar. Mas o primeiro modelo tem capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança, além de outras tecnologias. 

O coletivo foi apresentado na semana passada para a equipe da BYD, em Caxias do Sul, na fábrica da Marcopolo. A produção em série se iniciará depois do processo de homologação. As primeiras 12 unidades já foram vendidas para a Prefeitura de São José dos Campos, para o projeto do primeiro corredor expresso com ônibus 100% elétricos do País. 

Além de não poluentes, as viagens a bordo de um ônibus elétrico são silenciosas, com maior estabilidade e segurança para os usuários. Por outro lado, os motoristas também trabalham com muito mais conforto ao dirigir em um carro automático e com diversas tecnologias que auxiliam no guiar

Marcos Jardim, Diretor de Operações da BYD Brasil

Quatro motores

O chassi BYD D11B de ônibus articulados têm quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 CV cada e potência nominal de 148cv cada motor. Os ônibus têm tempo de recarga média de até 3 horas (de 0% a 100%). O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.

BYD chassi D11B
Foto | BYD/Divulgação