Caminhões

Mercedes-Benz eActros faz sua estreia mundial

Mercedes-Benz apresenta eActros, seu caminhão pesado elétrico, que resolve o problema de restrição a veículos a diesel, na Europa

A Mercedes-Benz acaba de apresentar o eActros. O pesado elétrico chega para oferecer transporte de grandes volumes sem emissões. O veículo tem como grande trunfo a circulação em áreas urbanas, em que há restrição para veículos a diesel.

VEJA TAMBÉM:

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

“Temos que reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o nosso eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks. Rådström está convencida do conceito e do potencial de mercado do eActros: “O eActros e seus serviços dedicados são um grande passo para a Mercedes-Benz Trucks e para os clientes rumo ao transporte livre de emissões de CO2.”

Após a Mercedes-Benz Trucks ter apresentado o veículo conceito de um caminhão de transporte de carga pesada para serviços de distribuição em áreas urbanas no IAA 2016, em Hannover, os testes práticos de dez protótipos do eActros em parceria com clientes na Alemanha e outros países europeus começaram em 2018. O objetivo da “Frota de Inovação do eActros” era lançar no mercado um eActros pronto para a produção em série já em 2021.

“O desenvolvimento do eActros teve foco na parceria com os clientes. Tudo o que aprendemos com a Frota de Inovação está agora sendo incorporado na produção em série. Em comparação com os protótipos, vários recursos como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série”, explica Andreas von Wallfeld, Chefe de Vendas & Marketing da Mercedes-Benz Trucks.

No coração tecnológico do eActros está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e grande dinâmica do veículo, enquanto a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões faz com que o caminhão também possa ser usado para entregas noturnas e consiga entrar em centros urbanos que tenham restrição de circulação de veículos a diesel.

Dependendo da versão, o eActros utiliza três ou quatro baterias – cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh. Graças a uma capacidade máxima de 420 kWh, uma autonomia de até 400 quilômetros é possível. Com uma capacidade de carga de 160 kW, as três baterias precisam de um pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento quando conectadas a uma estação de recarga normal de 400A DC. “Assim, o eActros está perfeitamente equipado para suas operações diárias no transporte de distribuição quanto à disponibilidade e desempenho”, acrescenta von Wallfeld.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Para auxiliar as transportadoras a progredir, passo a passo, na mudança para a eletro mobilidade, a Mercedes-Benz Trucks incorporou o eActros em um sistema abrangente que inclui produtos de consultoria e serviços para os clientes e, possibilitando a melhor utilização possível do veículo, otimização dos custos totais e a criação de uma infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico apresenta um alto grau de digitalização e conectividade.

Isso também se aplica à segurança do veículo. Na última geração do Actros com propulsão a diesel convencional, a Mercedes-Benz Trucks já deu uma demonstração impressionante do nível de segurança que hoje é possível nas estradas e do que a fabricante está fazendo rumo à sua visão de condução livre de acidentes. Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa, por exemplo, sob a forma de sistemas instalados de série como o MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, mas também com relação aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.

A partir do outono europeu de 2021, o modelo de produção em série será produzido na maior fábrica de montagem de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha. Nos últimos meses, intensivas preparações foram feitas para os novos processos de produção que lá serão adotados. Isso inclui a construção de uma nova linha de montagem. Numa fase inicial, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. No momento oportuno, outros mercados serão contemplados.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago