Caminhões

Recapagem de pneus impulsiona sustentabilidade e economia no Brasil

Bandag, da Bridgestone, destaca benefícios ambientais e econômicos com a reforma de pneus, evitando o descarte de milhões de unidades anualmente

Foto | Banda/Divulgação – No último ano, a Bandag do Brasil evitou que cerca 2,2 milhões de carcaças fossem descartadas e poluíssem o meio ambiente

A recapagem de pneus não apenas alivia o bolso dos motoristas, mas também traz significativos benefícios ambientais. Além de contribuir para a economia de recursos naturais, essa prática reduz drasticamente o número de pneus descartados na natureza, ajudando a mitigar os impactos ambientais do setor automobilístico.

VEJA TAMBÉM:

A Bandag, empresa pertencente à Bridgestone e especializada em pesquisa, desenvolvimento e recapagem de bandas de rodagem de pneus, desempenha um papel crucial nesse cenário. Em mais de seis décadas de atuação, a empresa evitou que milhões de pneus fossem descartados e promoveu a economia de milhares de recursos naturais. Só no Brasil, a Bandag reforma cerca de 2 milhões de carcaças por ano, evitando que mais de 100 mil toneladas de pneus se transformem em lixo.

“Os pneus reformados podem custar em média até 35% menos do que pneus premium novos com o mesmo desempenho. Além de recapagem premium, a Bandag também busca oferecer as melhores soluções de negócios para ajudar motoristas e frotas de todos os portes a maximizar seus programas de pneus e conseguir maior economia”, Gonzalo Muzzupappa, Gerente Sênior de Categoria na América do Sul

As bandas de rodagem representam a opção mais econômica por quilômetro para motoristas e frotas. A integração de pneus reformados em programas de gerenciamento pode resultar em uma economia de mais de 65% nos custos relacionados à aquisição de novos pneus. Além disso, a produção dessas bandas consome significativamente menos recursos.

“Em 2023 a produção das bandas de rodagem da Bandag consumiram cerca de 66% menos energia que a produção de pneus novos e foi necessário utilizar apenas 7.934 m³ de água, em comparação com os 58.843 m³ necessários para fabricar um pneu de caminhão novo”, complementa Gonzalo.

A Bandag também se destaca pela variedade de produtos oferecidos. A banda B269, por exemplo, é destinada ao segmento rodoviário regional e se destaca pelo excelente desempenho quilométrico, enquanto a B736 foi desenvolvida para veículos que trafegam em rodovias pavimentadas de médias e longas distâncias. Já o modelo B440, inspirado no Firestone FS440, oferece maior durabilidade e versatilidade, sendo indicado para uso rodoviário e regional em todas as posições dos veículos.

Mais informações sobre os produtos da Bandag podem ser encontradas no site oficial da empresa.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago