AMAGGI inicia uso de biodiesel puro em frota rodoviária

Transportador usará caminhões Scania 500 R 6×2 e 6×4 da linha Super

Caminhões Scania Bio 500 R 6x2 e 6x4 Super (2)
Foto | Scania/Divulgação

A AMAGGI deu início ao uso de biodiesel puro (B100) em sua frota rodoviária. A entrega dos primeiros caminhões preparados para operar com o biocombustível aconteceu na última terça-feira (21) na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). A frota estará baseada em Mato Grosso, com suporte operacional da Casa Scania Rota Oeste.

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Essa aquisição marca a principal compra de caminhões B100 da Scania na América Latina e uma das mais significativas globalmente para um único cliente, fazendo da AMAGGI a maior frota rodoviária do setor agroalimentar abastecida exclusivamente com combustível sustentável.

O biodiesel B100, produzido pela própria AMAGGI a partir de óleo degomado de soja, integra a estratégia da empresa para reduzir suas emissões de CO2. A substituição do diesel pelo biodiesel deve reduzir as emissões de CO2 em cerca de 99%, conforme o GHG Protocol.

A nova frota inclui 101 caminhões Euro 6 movidos a B100, com motores que atendem à nova lei de redução de emissões de poluentes em vigor desde janeiro de 2023. Entre os modelos, estão 100 unidades do 500 R 6×4 Super e uma do 500 R 6×2 Super.

Executivos da AMAGGI, da Scania e da Casa Scania Rota Oeste participaram da entrega dos veículos. Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da AMAGGI, destacou que a descarbonização é um projeto estratégico da empresa, reforçado pela parceria com a Scania.

Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, ressaltou a importância dessa compra histórica, que representa uma das maiores frotas B100 da Scania no mundo, evidenciando a viabilização de um ecossistema de transporte mais sustentável.

Além desses caminhões, a AMAGGI adquiriu 250 unidades do modelo 560 R 6×4 Super, que oferecem até 28% de economia de combustível e maior eficiência energética.

Os caminhões operarão no trecho entre o Norte de Mato Grosso e o terminal de Miritituba, no Pará, transportando grãos. A base da frota rodoviária da AMAGGI está em Matupá (MT), onde também será realizado o abastecimento com B100.

Caminhões Scania Bio 500 R 6x2 e 6x4 Super (2)
Foto | Scania/Divulgação

O biodiesel B100 é produzido na indústria esmagadora da AMAGGI em Lucas do Rio Verde (MT), com capacidade de produção de 338 mil m³ por ano. A empresa também planeja usar o B100 em maquinário agrícola em parceria com a John Deere na Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT).

No Brasil, a adição obrigatória de biodiesel ao diesel aumentou para 14% em abril deste ano e está prevista para subir para 15% no próximo ano, segundo o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).