Foto | Scania/Divulgação - Equipe Btech da concessionária gaúcha Casa Brasdiesel, de Ijuí (RS) estão classificados para as semifinais
Competição elege as melhores equipes de serviço no mundo. Equipe gaúcha disputará com integrantes de mais 11 países
A competição global Scania Top Team 2022/2023 é disputada por funcionários da área de serviços da rede de concessionárias da marca no mundo. O Brasil é representado pela Btech que disputará com mais 11 equipes de outros países. A final será na sexta-feira 21 de abril.
Além da equipe gaúcha da Casa Brasdiesel, de Ijuí (RS), a região também será representada pelos argentinos da La Mudoneta, de Buenos Aires (Argentina). As duas equipes foram classificadas na final regional realizada em novembro na própria Argentina.
Segundo a Scania, foram mais de 70 países e 8 mil profissionais que participaram da disputa pela premiação Scania Top Team 2022/2023 . Um dos objetivos é a atração de mecânicos para a rede Scania, uma profissão escassa no mercado e que possui centenas de vagas em aberto em todo o país.
O Top Team é uma competição organizada mundialmente pela Scania para promover a competência técnica com os objetivos de desenvolvimento, capacitação, valorização e reconhecimento, incentivando o trabalho em equipe. No Brasil, a Scania Academy e a Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc) contribuem com o suporte necessário aos profissionais e na realização das etapas.
As doze equipes que vão disputar o título na Suécia, sede da Scania, representam os seguintes países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Irã, Irlanda, Itália, Malásia, Nova Zelândia (atual campeã mundial), Suécia e Taiwan.
Amanhã (20/4) será disputada a semifinal com provas teóricas e estações práticas. As quatro primeiras equipes se classificam para a Super Final que será disputada na sexta-feira (21) também com testes teóricos e estações práticas. A vencedora será a campeã mundial.
Tanto nas provas teóricas quanto nas estações práticas os participantes enfrentam desafios de diagnósticos em veículos/componentes baseados na literatura técnica da Scania, e avaliam a competência técnica, a habilidade de realizar diagnósticos e de solucionar problemas no menor tempo possível, sempre trabalhando em equipe. A competição reproduz em um ambiente de laboratório as condições da realidade diária de caminhões, ônibus e motores Scania.
A Btech, que pela terceira vez consecutiva obteve a vaga para a decisão mundial, é formada pelo mecânico geral Marcelo Bueno e Neilson Goi Freitag, mecânico de transmissão, os únicos tricampeões originais, e os estreantes na edição 2022/2023 do torneio Diorle da Silva Legonde, mecânico geral e coaching do time, Bruno Claudy Alves, eletricista, Jardel Bealozourw Franco, mecânico de motor, e John Maicon Fritz Noronha, consultor técnico. Ao longo dos anos, os representantes venceram as edições 2014/2015, 2017/2018 e 2022/2023.
Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.
Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.
Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…
O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…
Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.
Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.