Volkswagen Caminhões

Volkswagen aposta no Meteor Hybrid para modernizar transporte rodoviário

Caminhão conceito promete eficiência e sustentabilidade com sistema de tração híbrida inteligente

Foto | Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o VW Meteor Hybrid, um caminhão conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys, que promete transformar o transporte rodoviário no Brasil. O modelo, que combina um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, utiliza tecnologia de ponta para gerenciar automaticamente a tração, ajustando-se à rota e à disponibilidade de bateria.

VEJA TAMBÉM:

Foto | Volkswagen/Divulgação

A inovação do Meteor Hybrid está em sua capacidade de adaptação. O terceiro eixo pode se tornar trativo, transformando o veículo em um 6×4 quando necessário. Esse recurso aumenta o torque em aclives e a força nas partidas, especialmente ao rebocar cargas pesadas. Estudos iniciais mostram que o modelo pode ser até 20% mais rápido em subidas de serra, graças a um ganho de 35% na força de tração.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Além disso, o sistema permite elevar o eixo auxiliar quando não é necessário, reduzindo o desgaste dos pneus e otimizando o custo operacional. “O sistema de regeneração de energia em desacelerações aumenta a eficiência e prolonga a autonomia, dependendo da operação e da rota”, destacaram os desenvolvedores.

Foto | Volkswagen/Divulgação

O Meteor Hybrid reflete a estratégia de descarbonização da Volkswagen, pioneira na produção de caminhões 100% elétricos na América Latina. O modelo é flexível: pode operar apenas com o motor a diesel em viagens longas sem infraestrutura de carregamento ou recarregar as baterias em sistemas de baixa voltagem (220V) e alta voltagem (CCS2).

Outro diferencial do veículo é o pacote aerodinâmico, que inclui defletores no teto, nas laterais e no chassi, além de calotas especialmente desenhadas para reduzir o arrasto. Combinado com sensores infravermelhos e câmeras integradas, o sistema elimina pontos cegos e melhora a visibilidade noturna, oferecendo mais segurança e conforto ao motorista.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Estima-se que o Meteor Hybrid pode reduzir em até 10% o consumo de diesel, diminuindo significativamente as emissões de CO2e – o equivalente a 25 toneladas por ano. Caso seja abastecido com HVO (diesel verde), a redução nas emissões pode ultrapassar 90%, chegando a 230 toneladas anuais.

Apresentado na Fenatran 2024, o VW Meteor Hybrid consolida a Volkswagen como líder em inovação no setor de transportes, unindo sustentabilidade e eficiência para atender às demandas da infraestrutura brasileira.

Redação

Recent Posts

Ford F-150 e sua caçamba funcional

Picape combina robustez, apelo esportivo e inovações que elevam a praticidade no transporte de cargas.

1 dia ago

Consórcio Iveco registra crescimento de 21% nas vendas em 2024

Expansão do mercado de veículos pesados impulsiona resultados do setor de consórcios no Brasil.

4 dias ago

Fiat Scudo e Fiorino ganham novas motorizações para 2025

Montadora italiana reforça a competitividade de seus utilitários leves com foco em performance e custo-benefício.

5 dias ago

FPT Industrial lança motor R38 na América Latina

Nova motorização promete eficiência e integração com o portfólio da marca, mirando aplicações diversificadas no…

6 dias ago

Peugeot aposta em eficiência com novas motorizações para Partner Rapid e Expert

Modelos recebem atualizações que aliam potência, economia e tecnologia para atender ao mercado de utilitários…

6 dias ago

Citroën Jumpy 2025 estreia com motor mais potente e economia aprimorada

Veículo urbano leve ganha melhorias em performance e versatilidade para se consolidar no mercado.

7 dias ago