Volkswagen Caminhões

Volkswagen aposta no Meteor Hybrid para modernizar transporte rodoviário

Caminhão conceito promete eficiência e sustentabilidade com sistema de tração híbrida inteligente

Foto | Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o VW Meteor Hybrid, um caminhão conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys, que promete transformar o transporte rodoviário no Brasil. O modelo, que combina um motor a diesel com um eixo auxiliar elétrico, utiliza tecnologia de ponta para gerenciar automaticamente a tração, ajustando-se à rota e à disponibilidade de bateria.

VEJA TAMBÉM:

Foto | Volkswagen/Divulgação

A inovação do Meteor Hybrid está em sua capacidade de adaptação. O terceiro eixo pode se tornar trativo, transformando o veículo em um 6×4 quando necessário. Esse recurso aumenta o torque em aclives e a força nas partidas, especialmente ao rebocar cargas pesadas. Estudos iniciais mostram que o modelo pode ser até 20% mais rápido em subidas de serra, graças a um ganho de 35% na força de tração.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Além disso, o sistema permite elevar o eixo auxiliar quando não é necessário, reduzindo o desgaste dos pneus e otimizando o custo operacional. “O sistema de regeneração de energia em desacelerações aumenta a eficiência e prolonga a autonomia, dependendo da operação e da rota”, destacaram os desenvolvedores.

Foto | Volkswagen/Divulgação

O Meteor Hybrid reflete a estratégia de descarbonização da Volkswagen, pioneira na produção de caminhões 100% elétricos na América Latina. O modelo é flexível: pode operar apenas com o motor a diesel em viagens longas sem infraestrutura de carregamento ou recarregar as baterias em sistemas de baixa voltagem (220V) e alta voltagem (CCS2).

Outro diferencial do veículo é o pacote aerodinâmico, que inclui defletores no teto, nas laterais e no chassi, além de calotas especialmente desenhadas para reduzir o arrasto. Combinado com sensores infravermelhos e câmeras integradas, o sistema elimina pontos cegos e melhora a visibilidade noturna, oferecendo mais segurança e conforto ao motorista.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Estima-se que o Meteor Hybrid pode reduzir em até 10% o consumo de diesel, diminuindo significativamente as emissões de CO2e – o equivalente a 25 toneladas por ano. Caso seja abastecido com HVO (diesel verde), a redução nas emissões pode ultrapassar 90%, chegando a 230 toneladas anuais.

Apresentado na Fenatran 2024, o VW Meteor Hybrid consolida a Volkswagen como líder em inovação no setor de transportes, unindo sustentabilidade e eficiência para atender às demandas da infraestrutura brasileira.

Redação

Recent Posts

Marcopolo Rail apresenta inovações na NT Expo

Empresa expõe soluções tecnológicas no principal evento do setor metroferroviário da América Latina e participa…

6 horas ago

Foton estreia no segmento de semipesados com Auman D 1722

Modelo robusto e tecnológico será montado em Caxias do Sul e promete versatilidade para aplicações…

2 dias ago

Volvo CE apresenta caminhão articulado A30 Electric

Primeira máquina articulada elétrica produzida em série é aposta da marca para construção, mineração e…

3 dias ago

Ford lidera valor de revenda com Ranger e Transit

Modelos da marca foram os que menos desvalorizaram em seus segmentos no comparativo anual feito…

3 dias ago

ZF celebra produção de 700 mil eixos em Sorocaba

Unidade brasileira é referência global no desenvolvimento de soluções para o setor e consolida sua…

7 dias ago

Foton já produz caminhões no Brasil

Primeira unidade montada no Brasil é o semileve Aumark S 315, que simboliza a consolidação…

1 semana ago