VW Constellation foi lançado em 19 de setembro de 2005 e em 15 anos se tornou a família de caminhões mais vendida no mercado brasileiro
A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora 15 anos do lançamento da família Constellation no mercado brasileiro. O caminhão foi lançado no dia 19 de setembro de 2005 e desde então soma mais de 230 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro.
A família de caminhões Constellation é mais vendida no Brasil nos últimos dez anos.
VEJA TAMBÉM:
- VW apresenta novo Meteor que será vendido inicialmente em duas configurações
- Novo VW Constellation 33.460 6×4 é voltado para operações off-road
Constellation
Com o lançamento do Constellation, a VWCO passou a atuar nos segmentos de 5 a 45 toneladas de peso bruto total.
Na época de seu desenvolvimento, o caminhão reunia o que havia de mais moderno à época em termos de segurança, como crash tests virtuais realizados no Brasil e na Alemanha; conforto, com uma cabine ampla totalmente desenhada em estações digitais do Centro de Design da Volkswagen, em Wolfsburg; e força, com motores Cummins de 250cv e 320cv.
Segundo a marca, o design do Constellation marcou uma nova era para o fabricante e para o transporte brasileiro. Seu destaque era o conjunto ótico, com faróis de milha opcionais, e a ampla grade frontal, que, além de chamativa, era funcional, permitindo a inspeção diária de itens como óleo e fluido do motor sem a necessidade de bascular a cabine.
Mais vendidos
Duas versões do Constellation merecem destaque, do total de unidades vendidas desde 2005 as configurações 24.250 e 24.280 foram responsáveis por cerca de 80 mil unidades.
Em 2012, a VWCO lançava o Constellation 24.280 para substituir o 24.250 que liderou o mercado brasileiro de caminhões nos quatro anos anteriores.
O 24.280 foi desenvolvido para seguir a norma de emissões Proconve P-7, que entrou em vigor em janeiro de 2012. Para tal, ele contava com importantes atualizações mecânicas, como o motor MAN D08, de seis cilindros com tecnologia EGR, de recirculação de gases de exaustão, que elimina a necessidade de uso do Arla.
Outra novidade do 24.280 foi a a transmissão automatizada V-Tronic Eaton de dez velocidades ofertada como opcional.
No acumulado de 2020, o Constellation 24.280 é líder do segmento dos semipesados no Brasil de acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Neste 15 anos de Brasil, o Constellation também estrela de TV ao ser o caminhão da dupla Pedro e Bino no seriado Carga Pesada. A configuração 19.320 estreou em 2006 no seriado para substituir o Volkswagen 18.310 Titan Tractor que era usado desde 2003 na série. O Constellation atuou ao lado dos atores Stênio Garcia e Antonio Fagundes até 2007 quando o Carga Pesada deixou de ser exibido.
Exportações e evolução
Um ano após sua chega do Brasil, a família Constellation teve suas primeiras unidades enviadas ao Chile. Nestes 15 anos já são mais de 25 mil unidades comercializadas a diversos países, como África do Sul, Cuba e Equador. Hoje os Volkswagen Constellation são enviados a mais de 20 mercados na América Latina e na África, uma prova da aceitação e da qualidade do produto fabricado em Resende.
14 a 74 toneladas
Com a chegada do Constellation 33.460, a família tem capacidade de 14 a 74 toneladas, englobando o mercado de médios até os extrapesados. As configurações do veículo ultrapassam a casa das centenas, permitindo sua utilização nos mais variados tipos de negócio.
O Constellation 33.460 6×4 chegou equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, produzido no Brasil, com 460 cavalos de potência e torque de 2.300 Nm. O novo modelo é voltado às demandas do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto, destacando a versatilidade do produto – uma das características responsáveis pelo êxito comercial de toda a família Constellation, desde o início.
Deveria celebrar o aniversário com a nova cabine
Também concordo, mas parece que até final chega o delivery 11.180 4×4,talvez a vw apresente novidades pro constellation