Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra 15 anos do Constellation

Constellation
Foto | Volkswagen/Divulgação
VW Constellation foi lançado em 19 de setembro de 2005 e em 15 anos se tornou a família de caminhões mais vendida no mercado brasileiro

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora 15 anos do lançamento da família Constellation no mercado brasileiro. O caminhão foi lançado no dia 19 de setembro de 2005 e desde então soma mais de 230 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro.

A família de caminhões Constellation é mais vendida no Brasil nos últimos dez anos.

VEJA TAMBÉM:

Família Constellation
Foto | Volkswagen/Divulgação

Constellation

Com o lançamento do Constellation, a VWCO passou a atuar nos segmentos de 5 a 45 toneladas de peso bruto total.

Na época de seu desenvolvimento, o caminhão reunia o que havia de mais moderno à época em termos de segurança, como crash tests virtuais realizados no Brasil e na Alemanha; conforto, com uma cabine ampla totalmente desenhada em estações digitais do Centro de Design da Volkswagen, em Wolfsburg; e força, com motores Cummins de 250cv e 320cv.

Segundo a marca, o design do Constellation marcou uma nova era para o fabricante e para o transporte brasileiro. Seu destaque era o conjunto ótico, com faróis de milha opcionais, e a ampla grade frontal, que, além de chamativa, era funcional, permitindo a inspeção diária de itens como óleo e fluido do motor sem a necessidade de bascular a cabine.

Mais vendidos

Duas versões do Constellation merecem destaque, do total de unidades vendidas desde 2005 as configurações 24.250 e 24.280 foram responsáveis por cerca de 80 mil unidades.

Em 2012, a VWCO lançava o Constellation 24.280 para substituir o 24.250 que liderou o mercado brasileiro de caminhões nos quatro anos anteriores.

O 24.280 foi desenvolvido para seguir a norma de emissões Proconve P-7, que entrou em vigor em janeiro de 2012. Para tal, ele contava com importantes atualizações mecânicas, como o motor MAN D08, de seis cilindros com tecnologia EGR, de recirculação de gases de exaustão, que elimina a necessidade de uso do Arla.

Outra novidade do 24.280 foi a a transmissão automatizada V-Tronic Eaton de dez velocidades ofertada como opcional.

No acumulado de 2020, o Constellation 24.280 é líder do segmento dos semipesados no Brasil de acordo com números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Neste 15 anos de Brasil, o Constellation também estrela de TV ao ser o caminhão da dupla Pedro e Bino no seriado Carga Pesada. A configuração 19.320 estreou em 2006 no seriado para substituir o Volkswagen 18.310 Titan Tractor que era usado desde 2003 na série. O Constellation atuou ao lado dos atores Stênio Garcia e Antonio Fagundes até 2007 quando o Carga Pesada deixou de ser exibido.

Exportações e evolução

Um ano após sua chega do Brasil, a família Constellation teve suas primeiras unidades enviadas ao Chile. Nestes 15 anos já são mais de 25 mil unidades comercializadas a diversos países, como África do Sul, Cuba e Equador. Hoje os Volkswagen Constellation são enviados a mais de 20 mercados na América Latina e na África, uma prova da aceitação e da qualidade do produto fabricado em Resende.

14 a 74 toneladas

Com a chegada do Constellation 33.460, a família tem capacidade de 14 a 74 toneladas, englobando o mercado de médios até os extrapesados. As configurações do veículo ultrapassam a casa das centenas, permitindo sua utilização nos mais variados tipos de negócio.

O Constellation 33.460 6×4 chegou equipado com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, produzido no Brasil, com 460 cavalos de potência e torque de 2.300 Nm. O novo modelo é voltado às demandas do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto, destacando a versatilidade do produto – uma das características responsáveis pelo êxito comercial de toda a família Constellation, desde o início.

Constellation
Foto | Volkswagen/Divulgação