31 caminhões elétricos Volkswagen e-Delivery atual na distribuição de bebidas na capital paulista e região metropolitana
O Volkswagen e-Delivery faz parte das operações da Coca-Cola FEMSA Brasil na cidade de São Paulo e na região metropolitana. São 31 caminhões elétricos que operam na distribuição de bebidas. Eles fazem parte da frota dos centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga.
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Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes, a frota elétrica da Coca-Cola FEMSA tem outros benefícios como a redução de ruídos na cidade, a diminuição de geração de outros resíduos, já que não é necessário trocar água e óleo e ainda a economia proporcionada por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção. A operação com os novos modelos é também um importante avanço na agenda ESG da companhia.
Sempre buscamos soluções inovadoras para corresponder às expectativas da sociedade em relação às questões ambientais. Temos a inovação em nosso DNA e essa característica nos motivou a ter uma frota elétrica operando na Grande São Paulo, resultado do investimento contínuo em operações sustentáveis e em soluções que contribuem para a redução da emissão de poluentes em toda a cadeia
Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil
Quando comparado aos caminhões a diesel, os elétricos podem reduzir as emissões de carbono e beneficiar o meio ambiente. Com autonomia média de 110 quilômetros, os veículos são recarregados durante à noite nos centros de distribuições, onde foram realizadas obras civis e modificações de instalações.
A tecnologia de última geração é uma das vantagens agregadas. Todos os VW e-Delivery estão conectados com dados de desempenho em nuvem e com o pacote RIO e-Fleet para a gestão de frota, o que possibilita o acompanhamento em tempo real do desempenho do veículo e motorista, garantindo a segurança no transporte. Um dos grandes trunfos é o sistema de regeneração do motor, que conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos que usam os atritos do freio e a redução de velocidade como fonte de energia para dar carga extra às baterias, capaz de recuperar 40% durante a frenagem para tornar o veículo mais eficiente.
Com calibração minuciosa para operações severas, o motor também entrega 300 KW e torque de 2.150 Nm (nanômetros) desde as primeiras rotações. A suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação.
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