VWCO avança na sustentabilidade com sistema de embalagens retornáveis

Montadora já conta com 90% de fornecedores adaptados à nova política de embalagens, contribuindo para reduzir resíduos e otimizar a logística

VWCO economiza cerca de R$ 2 milhões ao ano com circularidade de embalagens na fábrica
Foto | Volkswagen/Divulgação –

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está ampliando seus esforços para garantir a sustentabilidade em sua cadeia logística. A empresa já adaptou 90% de seus fornecedores ao sistema de embalagens retornáveis, prolongando a vida útil das embalagens e reduzindo o uso de materiais descartáveis como papelão e madeira. Além disso, a montadora implementou um controle de revitalização das embalagens, adotando métodos preventivos para diminuir resíduos, otimizar o estoque e o transporte, e ganhar mais espaço de armazenamento, graças ao design circular.

VEJA TAMBÉM:

As embalagens utilizadas pela VWCO foram classificadas em duas categorias: universais e especiais. As embalagens universais seguem padrões internacionais, enquanto as especiais são desenvolvidas para atender a peças específicas. “Todo o sistema de embalagem retornável garante a proteção do produto, mantendo a qualidade das peças até o ponto de uso, além de ser um método cíclico. Os produtos estão integrados em toda a cadeia logística, contendo todas as informações necessárias para o transporte, recebimento, conferência, armazenagem e abastecimento de linha”, destaca Moema Avelar, analista de planejamento de Logística da VWCO.

Durante o processo, as embalagens retornáveis passam por uma revitalização para que possam ser reutilizadas. “O fluxo funciona da seguinte maneira: elas são recebidas em nossa fábrica com peças produtivas e, quando consumidas, as mesmas são levadas ao nosso Pátio Central de Embalagem (PCE), onde são expedidas para os fornecedores, realizando assim o fluxo circular. Caso as embalagens necessitem de revitalização, os fornecedores, assim que as recebem, realizam os processos de manutenção, prolongando a vida útil e evitando o descarte das mesmas”, explica Marcelo Peixoto, gerente executivo de Logística da VWCO.

VWCO economiza cerca de R$ 2 milhões ao ano com circularidade de embalagens na fábrica
Foto | Volkswagen/Divulgação –

A VWCO também está investindo na otimização do transporte e armazenamento das peças, incluindo a instalação de um centro de armazenagem externo próximo à fábrica. “Existem vários outros exemplos de otimização que estamos trabalhando para a implementação, com a possibilidade de inserir mais peças e com isso reduzir movimentações, etiquetas e aumentar nossa capacidade de armazenamento. Esse trabalho é realizado sistemicamente e estamos encaminhando muito bem as nossas medidas”, conclui Marcelo Peixoto.