Volkswagen Caminhões

VWCO e Taggen usam tecnologia IoT para gestão de pátio

Marca alemã usa Internet das Coisas para rastrear modelos na linha de produção e nos pátios

Foto | Volkswagen/Divulgação – Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), em colaboração com a Taggen Industries & Services, lançou um projeto experimental em sua unidade fabril em Resende (RJ), empregando tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficaz do pátio de veículos. O propósito principal deste projeto é integrar avanços tecnológicos visando simplificar a localização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, aprimorando os processos logísticos e otimizando o fluxo de produção.

VEJA TAMBÉM:

A VWCO está focada na digitalização de sua estratégia de manufatura. O projeto experimental busca consolidar estudos de iniciativas que possam aumentar a rapidez na fabricação de caminhões e ônibus Volkswagen, impulsionando a produtividade, conforme destacou Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

Este projeto experimental engloba a implementação de um sistema exclusivo para identificação, monitoramento e rastreamento em tempo real dos veículos em produção, desde a linha de montagem até os pátios. Dada a vasta extensão de mais de 1 milhão de metros quadrados da fábrica da VWCO, a solução da Taggen precisou ser otimizada para atender às necessidades operacionais. A abrangência em comparação com a tecnologia anterior será quatro vezes maior, com uma redução significativa na demanda de infraestrutura, que agora é inferior a 10% da necessidade original.

Os dispositivos, denominados TaggenBeacons e com tecnologia totalmente nacional, são monitorados por antenas (Taggengateways) configuradas para operar continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana. Tudo está conectado a uma rede independente e alimentado por baterias com alta resistência às condições climáticas adversas, formando a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System).

Os dados são integrados em uma plataforma em nuvem fornecida pela Taggen, permitindo que os profissionais da montadora possam acessar rapidamente a localização de seus veículos a qualquer momento e de qualquer dispositivo móvel.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explicou que a colaboração com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos destinados a este projeto experimental vem do acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) através de sua linha Rota2030.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago