Volvo Caminhões

Caminhões pesados elétricos da Volvo já são produzidos em série na Europa

Com capacidade total de 44 toneladas, linha Volvo FH, FM e FMX com propulsão elétrica começa ser fabricado em série na Europa

Foto | Volvo/Divulgação – A fábrica responsável pela produção da linha de caminhões pesados elétricos da Volvo é a de Tuve, em Gotemburgo

A fábrica da Volvo Trucks na Suécia já produz em série sua linha de caminhões pesados elétricos FH, FM e FMX com capacidade total de 44 toneladas. Com a fabricação dos modelos elétricos, a marca sueca é a primeira fabricante de caminhões com propulsão elétrica em série na Europa. 

VEJA TAMBÉM:

Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continente 

Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks

A fábrica responsável pela produção da linha de caminhões pesados elétricos da Volvo é a de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia. Em 2023, será a vez da unidade de Ghent, na Bélgica iniciar a produção dos elétricos pesados.

Foto | Volvo/Divulgação – Linha de camihões elétricos da Volvo é composta pelos camihões FH, FM e FMX

De acordo com a Volvo Trucks, os caminhões pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.

A Volvo Trucks afirma que a demanda por caminhões elétricos está crescendo rapidamente em muitos mercados, por conta da necessidade dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis, com metas de sustentabilidade.

Agora a Volvo Trucks está produzindo em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados, a mais ampla gama da indústria de caminhões. A linha elétrica da marca tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km.

Foto | Volvo/Divulgação – Caminhõe elétricos são produzidos na mesma linha dos modelos térmicos

Ampla gama

“Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” comenta Roger Alm.

A linha elétrica da Volvo Trucks cobre ampla variedade de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras.

Redação

Recent Posts

Novo Renault Kangoo Express PRO será lançado em junho

Furgão francês produzido na Argentina chegará para brigar com o Fiat Fiorino e Peugeot Partner…

5 dias ago

Linha REMAN da IVECO terá reforço com oferta de transmissões e motores

IVECO amplia oferta de peças remanufaturadas para atender demanda crescente.

6 dias ago

PACCAR Parts amplia presença da DAF Collection nas lojas DAF e TRP

Itens vão de eletrônicos, passando por cosméticos, papelaria e até vestuário poderão ser encontrados nas…

7 dias ago

VWCO exporta frota de caminhões elétrico para o México

E-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia presença na frota da Coca-Cola FEMSA no México.

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 fará viagem histórica de testes

Caminhão elétrico fará jornada de teste que percorrerá mais de 20 países europeus.

1 semana ago

Agrofy e Case IH comemoram um ano de loja on-line no Brasil

A aliança trouxe alto impacto no digital, com cerca de 15 milhões de visualizações e…

1 semana ago