Em 2025 Volvo testará na Europa caminhões com células de combustível  

Após testes internos com caminhões elétricos a hidrogênio, a Volvo Trucks partirá para a segunda etapa em 2025 onde testará os modelos em condições reais de uso

A Volvo Trucks começará a testar na Europa a partir de 2025 caminhões elétricos a hidrogênio em operações reais de transportes em vias públicas
Foto | Volvo/Divulgação – Células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo

A Volvo Trucks começará a testar na Europa a partir de 2025 caminhões elétricos a hidrogênio em operações reais de transportes em vias públicas. Na primeira etapa, os protótipos realizam testes internos. 

Com autonomia de até 1.000 km, os caminhões emitem apenas vapor de água.

Os caminhões elétricos movidos a células de combustível por hidrogênio serão especialmente adequados para transportes pesados de longa distância. Eles também serão uma opção em regiões onde as possibilidades de recarga de baterias são limitadas.

Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas

Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks
A Volvo Trucks começará a testar na Europa a partir de 2025 caminhões elétricos a hidrogênio em operações reais de transportes em vias públicas
Foto | Volvo/Divulgação – Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens das empresas selecionadas

O objetivo dos testes-piloto será analisar todas as diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o motorista.

Células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, ao invés de serem carregadas de fontes externas. O único sub-produto emitido é o vapor de água. Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.

A tecnologia de células de combustível está em fase inicial de desenvolvimento. Embora existam muitos benefícios, ainda há alguns desafios, especialmente o fornecimento em larga escala de hidrogênio verde, produzido de fontes de energia renováveis, como eólica, hídrica e solar. Outro ponto a ser superado é a necessidade de uma infraestrutura de abastecimento. Durante os testes-piloto, o abastecimento dos veículos com hidrogênio verde será feito nas garagens das empresas selecionadas.

A Volvo Trucks começará a testar na Europa a partir de 2025 caminhões elétricos a hidrogênio em operações reais de transportes em vias públicas
Foto | Volvo/Divulgação – Com autonomia de até 1.000 km, os caminhões emitem apenas vapor de água

“Nossa expectativa é de que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente nos próximos dois anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. Os caminhões de células de combustível serão importantes para transportes pesados de longa distância dentro de alguns anos”, afirma Jessica.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, desenvolvidas especialmente para veículos pesados.