Volvo Caminhões

Hexatrens Volvo reforçam transporte de madeira da Suzano

14 novos hexatrens tracionados por caminhões Volvo FMX integram a frota da Suzano

Foto | Volvo/Divulgação

A Suzano segue ampliando a produtividade de suas operações de transporte de madeira. A empresa acaba de introduzir 14 novos hexatrens tracionados por caminhões Volvo FMX. A Suzano é o maior fabricante mundial de celulose de eucalipto.

Os veículos Volvo com composições de seis semirreboques também nas florestas de sua unidade fabril de Mucuri, no extremo sul da Bahia.

Puxado pelos cavalos-mecânicos da marca, o conjunto caminhão-implemento tem 54 metros e carrega até 200 toneladas de toras de eucalipto por viagem, trafegando apenas em estradas particulares dentro das fazendas de reflorestamento. Esta nova fase no município baiano é a continuação da jornada de aumento da eficiência no transporte de madeira utilizando hexatrens, iniciada pela Suzano em 2019 na fábrica de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, onde ela já opera 19 composições deste tipo.

VEJA TAMBÉM:

“O FMX adquirido pela Suzano tem características especiais e foi customizado para essa operação, fazendo dele o caminhão ideal para movimentação de grandes quantidades de madeira. É um caminhão para operações severas, muito robusto, seguro e com baixo consumo de combustível”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. Ele destaca que o veículo tem chassi extremamente reforçado, motor de 540 cv e transmissão eletrônica I-Shift com 14 marchas (duas super reduzidas), além de eixos traseiros com altíssima capacidade de tração.

Cadeia produtiva

Os hexatrens atuam numa importante parte da cadeia produtiva da Suzano. Depois da colheita, eles transportam as toras dentro das fazendas até a fábrica, onde são picadas e processadas, transformando-se em celulose, usada posteriormente na indústria de papel, produtos de higiene e outros bens de consumo. A capacidade anual de produção da fábrica de Mucuri é de 200 mil toneladas de celulose integrada, 1,4 bilhão de toneladas de celulose de mercado e 250 mil toneladas de papel. A unidade é considerada a de maior produtividade do mundo em seu segmento.

Volvo FMX em ascensão

Desenvolvido para os trabalhos mais difíceis em ambientes desafiadores e topografias mais acidentadas, o Volvo FMX é um sucesso comercial. É um caminhão vocacional muito utilizado no setor sucroalcooleiro, na mineração e no segmento florestal. “É um veículo extremamente robusto e ao mesmo tempo tem um alto grau de tecnologia embarcada, o que proporciona grande disponibilidade e mais rentabilidade ao negócio do transportador”, diz Carlos Paulin, gerente comercial de caminhões vocacionais da Volvo. A linha 2022 do modelo trouxe novidades na cabine, com ainda mais tecnologia, conectividade, segurança e produtividade. A nova versão FMX MAX, para mineração, tem PBT de 58t e CMT de 225t, a maior do segmento.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

4 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago