Foto | Volvo/Divulgação
IBOR é pioneira no uso de biocombustível sustentável e reduz emissões de CO₂ em mais de 85%
Em uma iniciativa inédita no Brasil, a IBOR Transporte Rodoviário, de Juiz de Fora (MG), tornou-se a primeira transportadora a utilizar biodiesel produzido a partir de óleo de cozinha reciclado. O projeto, que alia economia circular e redução de impacto ambiental, já conta com dez caminhões Volvo FH B100 Flex operando na região Sudeste.
VEJA TAMBÉM:
Com um investimento de R$ 40 milhões, a iniciativa começou a ser desenvolvida em 2021 e tomou sua forma atual no final de 2023, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O resultado é a construção de uma usina de produção de biodiesel e um posto de abastecimento dentro da própria sede da transportadora, que possui 75 mil m². A expectativa é que a fábrica produza inicialmente 30 mil litros de biocombustível por mês, a partir de março, chegando a 90 mil litros mensais até 2026.
“O Biodiesel de óleo de cozinha usado representa mais que uma evolução tecnológica. É a chance de transformar um resíduo em energia limpa, conectando comunidades e estradas em um ciclo virtuoso de sustentabilidade”, destaca Luiz Antônio Bordim Junior, diretor operacional da IBOR.
O diretor comercial da empresa, Guilherme Bordin, complementa: “O Projeto Frota Verde estabelece um novo padrão para o transporte rodoviário brasileiro, provando que é possível unir eficiência operacional com responsabilidade ambiental, crescimento com sustentabilidade, tradição com inovação.”
Os novos Volvo FH B100 Flex da IBOR foram adquiridos por meio da concessionária Treviso e são capazes de operar com 100% de biocombustível. Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, ressalta a importância dessa inovação:
“Estamos muito contentes em participar desse importante Projeto Frota Verde da IBOR. Nossos propósitos são muito parecidos. Queremos trabalhar para um setor de transporte forte e saudável do ponto de vista financeiro, mas que atue de forma sustentável.”
A transportadora, que possui uma frota de 500 caminhões – 65% deles da linha Volvo FH –, aposta em tecnologia e inovação para otimizar o consumo de combustível e reduzir custos operacionais. Todos os veículos contam com contratos de manutenção planejada, garantindo maior disponibilidade e eficiência.
A expectativa é que a transição para uma frota 100% sustentável ocorra de forma gradual. “Neste primeiro ano começa a operação com uma frota-piloto selecionada e monitoramento intensivo de performance, além dos ajustes e otimizações em tempo real”, explica Guilherme Bordin.
A partir do segundo semestre, a IBOR ampliará o uso do biodiesel para mais veículos e rotas, expandirá a rede de coleta de óleo e consolidará seus processos internos e externos. Para Luiz Antônio Bordim Junior, a meta é clara:
“Nossa visão é clara. Uma frota 100% sustentável. Mas, como bons conhecedores da estrada, sabemos que não adianta ter pressa. O importante é manter o ritmo certo. Cada fase será cuidadosamente monitorada, com indicadores que vão muito além dos números”, afirma.
Com 500 motoristas e um total de 750 funcionários, a IBOR é uma das maiores transportadoras do Sudeste. Especializada no transporte de carga pesada, atua no frete lotação para os setores siderúrgico, de papel e celulose, painéis de fibra de madeira e outros insumos industriais.
Mensalmente, seus caminhões percorrem mais de 2,5 milhões de quilômetros e transportam mais de 100 mil toneladas de carga. As rotas incluem os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de algumas operações pontuais no Centro-Oeste, Nordeste e Sul do Brasil.
Com essa iniciativa pioneira, a IBOR não apenas reduz suas emissões de CO₂ em mais de 85%, mas também estabelece um novo padrão para o transporte sustentável no país, integrando inovação e compromisso ambiental em sua trajetória de mais de cinco décadas.
Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…
Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…
Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…
Montadora amplia linha com Furgão Cargo e Vidrada Longa; modelo aposta em mais conforto, conectividade…
Marca alemã apresenta nova fase de eletrificação de vans no maior evento de logística da…
Empresa expõe soluções tecnológicas no principal evento do setor metroferroviário da América Latina e participa…