Volvo apresenta pacote Aero para ajuda na economia de combustível do FH

Pacote aerodinâmico pode ajudar a reduzir de 3% a 8% o consumo de combustível no Volvo FH dependendo da configuração

Volvo FH ganha pacote Aero
Foto | Volvo/Divulgação

Em tempos de combustíveis com preços nas alturas, a Volvo lança um pacote aerodinâmico para a linha FH. O pacote Aero pode ajudar na redução de consumo de diesel de 3% a 8% dependendo da configuração do caminhão. 

Segundo a Volvo, o pacote Aero é instalado em pontos específicos do caminhão para melhorar a aerodinâmica do cavalo e também da carreta. De acordo com Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo, a marca está recriando sua solução para esse quesito trazendo economia de combustível, aerodinâmica, mais segurança e conforto, diminuição do atrito de rodagem, design e diferenciação da parte externa, além de ganhos ambientais.

Entre as peças aerodinâmicas estão defletores laterais, defletor de teto, spoiler dianteiro, defletores de chassis, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas traseiros integrais, para-lamas dianteiros envolventes, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla atrás da cabine. As estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o FH 6×2 (usando relação longa 2,85:1, quando possível), até 5% para o FH 6×4 e até 3% para o FH 4×2.

O kit proporciona menor  arrasto no conjunto cavalo mecânico/carreta. Alguns itens ajudam inclusive a diminuir a resistência do ar no implemento, já que um dos objetivos é diminuir a turbulência do ar que pode ocorrer entre o cavalo-mecânico e a carreta. 

Pacote Aero Volvo
Foto | Volvo/Divulgação

Como é o pacote Aero da Volvo para o FH?

Veja abaixo como é cada item do pacote:

  • Entre-eixos menor: Um entre eixos de 3000 mm ou 3200 mm aproxima o implemento da cabine e o encurtamento da distância praticamente elimina a turbulência do ar entre ambos.
  • Defletores de ar laterais: Foram desenvolvidos em testes no túnel de vento e nas estradas. Em conjunto com o design da cabine do Volvo FH, proporcionam uma baixa resistência aerodinâmica do cavalo-mecânico e carreta para aumentar a economia de combustível.
  • Defletores de chassi: A aerodinâmica ao longo do chassi é muito importante. Quanto mais fluído o ar percorrer a composição, menor arrasto ao movimento o veículo terá. Este dispositivo atua em harmonia com os demais itens aerodinâmicos do Pacote Aero.
  • Defletor de Teto: Leva em conta todo o formato aerodinâmico da cabine. Veículos com implementos rodoviários mais altos que a cabine se beneficiam com um ganho aerodinâmico expressivo. O dispositivo deve ser ajustado de acordo com a altura do implemento.
  • Spoiler dianteiro: É uma extensão do para-choque dianteiro, funcionando como um elemento aerodinâmico que direciona o ar por baixo do caminhão e contribui para a diminuição da turbulência.
  • Melhorias aerodinâmicas em pontos da cabine: Logo acima do para-brisa foi retirado o para-sol, melhorando o arrasto aerodinâmico do caminhão. Outros pontos específicos da cabine tiveram frestas tampadas e fluxo de ar alterado, tudo para melhorar a fluidez do ar pelo veículo.
  • Para-lamas dianteiro envolvente: Contribui para diminuição da turbulência na região das caixas de rodas dianteiras, trabalhando em equilíbrio com o spoiler dianteiro e os defletores de chassi.
  • Para-lamas traseiro integral: Além da contribuição aerodinâmica com a diminuição da turbulência entre a cabine e o implemento, ajuda na manutenção da limpeza do conjunto, além de ganhos estéticos.
  • Suspensão a ar: A suspensão a ar traz uma série de benefícios para a operação, como mais conforto, maior facilidade, agilidade e segurança nas trocas de carretas, possibilitando a montagem do caminhão com entre-eixos mais curto.
  • Tanque de ARLA32 atrás da cabine: O uso do tanque de ARLA32 atrás da cabine pode garantir tanques de combustível maiores.
  • Relação de diferencial longa: A relação mais longa deixa o veículo com uma velocidade final um pouco maior dentro da faixa verde de rotações, trazendo também ganho de rodar em rotações mais baixas, dependendo da rota e carga. A consultoria técnica da Volvo analisa qual a melhor relação para as opções 6×2, 6×4 e 4×2.