Volvo dobra sua participação de mercado no segmento de caminhões vocacionais

A Volvo caminhões dobrou sua participação de mercado no segmento de caminhões vocacionais em quatro anos. Em 2019, o fabricante tinha 16,4% de market share e em 2022 pulou para 30,1%. No período, a marca sueca atingiu o equivalente a um terço do mercado de caminhões para operações de mineração, construção, cana de açúcar e florestal. 

Volvo FMX Max
Foto | Volvo Trucks/Divulgação

Considerando somente o segmento canavieiro, a Volvo detém 45% do total de emplacamentos.  

É praticamente a metade do mercado brasileiro nesta categoria. O transportador e os embarcadores do setor sucroalcooleiro consideram o portfólio vocacional da Volvo a melhor opção para trabalhos no campo e na indústria. Segundo ele, alto desempenho, robustez, grande disponibilidade e baixo consumo de combustível são as principais características dos veículos que atraem os frotistas que trabalham com cana-de-açúcar

Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo no Brasil

A Volvo também celebra a excelente participação do VMX MAX que ficou com 39,7% de participação no segmento canavieiro nos veículos de até 360cv.

Entre os vocacionais em uso muito severos nos segmentos de cana-de-açúcar, construção, mineração e florestal, os Volvo FMX e FH são líderes, somente no acumulado deste ano, a marca está com 35,6% de market share, 12 pontos percentuais a mais que os 23,6% registrados ao final de 2022.  

A família de vocacionais VM da Volvo ganhou recentemente o caminhão VMX MAX 6×4 rígido tem PBT (Peso Bruto Total) de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. O modelo vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv, um chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas e suspensão traseira semielíptica de 26 toneladas, além do mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.

Outro grande destaque da marca está no segmento florestal. Em caminhões de até 360cv (linha VM), a Volvo alcança quase a metade dos emplacamentos (48,1%) nesta classificação no acumulado deste ano. Já em operações florestais severas, a Volvo conquistou um quarto do setor (24,3%), numa evolução de 12 pontos percentuais do final do ano até agora. Somadas as duas categorias (linhas F e VM), a marca atinge 30,7% do mercado dirigido para aplicações florestais de janeiro a abril. A Volvo teve uma expansão espetacular neste segmento, saindo de 8,4% em 2018 para quase um terço dos emplacamentos.

A marca tem também uma ótima performance em mineração, totalizando 30,7% dos veículos emplacados no primeiro quadrimestre deste ano (linhas F e VM).

Além de desenvolver veículos robustos e com alta tecnologia embarcada, a Volvo remodelou sua estrutura de serviços vocacionais. Como a produtividade é um fator preponderante nesta área, a marca criou recentemente o Volvo Extreme Service, um atendimento especializado para veículos que trabalham em operações mais intensivas. A iniciativa reúne uma série de ações para reforçar o suporte técnico de frotas que demandam mais atenção por conta de aplicações mais rigorosas.

Volvo FH
Foto | Volvo Trucks/Divulgação

A Volvo formou, por exemplo, um time nacional de representantes provenientes das áreas de serviço e comercial para atender os clientes desses segmentos em todas as regiões do País, onde quer que os caminhões estejam rodando. Esta nova equipe se juntou ao corpo de técnicos que já atuam local e regionalmente, atendendo as necessidades distintas desse tipo de transporte.

Caminhões vocacionais rodam muito mais tempo sem parar do que seus congêneres rodoviários. Por conta das grandes exigências dessas operações, os veículos praticamente só param para abastecimento de combustível, troca de motorista e manutenção. O ganho em escala no transporte é extremamente importante nessas aplicações e o trabalho é feito durante 24 horas por dia, sete dias por semana.