Volvo Caminhões

Volvo dobra sua participação de mercado no segmento de caminhões vocacionais

A Volvo caminhões dobrou sua participação de mercado no segmento de caminhões vocacionais em quatro anos. Em 2019, o fabricante tinha 16,4% de market share e em 2022 pulou para 30,1%. No período, a marca sueca atingiu o equivalente a um terço do mercado de caminhões para operações de mineração, construção, cana de açúcar e florestal. 

Foto | Volvo Trucks/Divulgação

Considerando somente o segmento canavieiro, a Volvo detém 45% do total de emplacamentos.  

É praticamente a metade do mercado brasileiro nesta categoria. O transportador e os embarcadores do setor sucroalcooleiro consideram o portfólio vocacional da Volvo a melhor opção para trabalhos no campo e na indústria. Segundo ele, alto desempenho, robustez, grande disponibilidade e baixo consumo de combustível são as principais características dos veículos que atraem os frotistas que trabalham com cana-de-açúcar

Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo no Brasil

A Volvo também celebra a excelente participação do VMX MAX que ficou com 39,7% de participação no segmento canavieiro nos veículos de até 360cv.

Entre os vocacionais em uso muito severos nos segmentos de cana-de-açúcar, construção, mineração e florestal, os Volvo FMX e FH são líderes, somente no acumulado deste ano, a marca está com 35,6% de market share, 12 pontos percentuais a mais que os 23,6% registrados ao final de 2022.  

A família de vocacionais VM da Volvo ganhou recentemente o caminhão VMX MAX 6×4 rígido tem PBT (Peso Bruto Total) de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. O modelo vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv, um chassi duplo reforçado, suspensão dianteira parabólica de 8 toneladas e suspensão traseira semielíptica de 26 toneladas, além do mesmo eixo com redução nos cubos do FMX.

Outro grande destaque da marca está no segmento florestal. Em caminhões de até 360cv (linha VM), a Volvo alcança quase a metade dos emplacamentos (48,1%) nesta classificação no acumulado deste ano. Já em operações florestais severas, a Volvo conquistou um quarto do setor (24,3%), numa evolução de 12 pontos percentuais do final do ano até agora. Somadas as duas categorias (linhas F e VM), a marca atinge 30,7% do mercado dirigido para aplicações florestais de janeiro a abril. A Volvo teve uma expansão espetacular neste segmento, saindo de 8,4% em 2018 para quase um terço dos emplacamentos.

A marca tem também uma ótima performance em mineração, totalizando 30,7% dos veículos emplacados no primeiro quadrimestre deste ano (linhas F e VM).

Além de desenvolver veículos robustos e com alta tecnologia embarcada, a Volvo remodelou sua estrutura de serviços vocacionais. Como a produtividade é um fator preponderante nesta área, a marca criou recentemente o Volvo Extreme Service, um atendimento especializado para veículos que trabalham em operações mais intensivas. A iniciativa reúne uma série de ações para reforçar o suporte técnico de frotas que demandam mais atenção por conta de aplicações mais rigorosas.

Foto | Volvo Trucks/Divulgação

A Volvo formou, por exemplo, um time nacional de representantes provenientes das áreas de serviço e comercial para atender os clientes desses segmentos em todas as regiões do País, onde quer que os caminhões estejam rodando. Esta nova equipe se juntou ao corpo de técnicos que já atuam local e regionalmente, atendendo as necessidades distintas desse tipo de transporte.

Caminhões vocacionais rodam muito mais tempo sem parar do que seus congêneres rodoviários. Por conta das grandes exigências dessas operações, os veículos praticamente só param para abastecimento de combustível, troca de motorista e manutenção. O ganho em escala no transporte é extremamente importante nessas aplicações e o trabalho é feito durante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

5 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

6 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

7 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago