Por Marlos Ney Vidal
De São Paulo (SP)
Depois de um 2023 desafiador, Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, estima que o mercado de caminhões acima de 16 toneladas irá crescer de 10% a 15% em 2024. No ano passado foram comercializadas 81,6 mil unidades.
Como sempre, nós temos forças no mercado e na economia. Nós temos forças positivas, ventos de cauda, e quais são elas: as commodities seguem em alta, minerais, agrícolas, o mundo continua demandando essas commodities que o nosso continente, o Brasil, em especial produz e exporta. Temos também a queda do desemprego, algo para ser celebrado e com isso aumento da renda, do consumo. Também tem favorecido um crescimento, inclusive revisões econômicas positivas do PIB para o Brasil já no ano passado que terminou com tendência positiva que neste ano começou bem também
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina
No entanto, Lirmann também aponta os pontos que merecem atenção como o volume da safra que pode diminuir devido às questões climáticas. O executivo também aponta as taxas de juros que continuam no nível elevado mesmo com a tendência de queda. As tensões geopolíticas e incertezas econômicas globais também merecem atenção.
VEJA TAMBÉM:
Mas apesar de tudo, o executivo da Volvo diz que o ano será melhor, com mais previsibilidade o que justifica o crescimento de 10% a 15% nas vendas em relação a 2023.
“No ano de 2023, nós sabíamos que teríamos desafios com o arrefecimento da economia, a introdução do Euro 6, o efeito pré-compra e pós-compra. Nós sabíamos que teríamos uma redução do mercado total. O primeiro semestre foi um pouco mais difícil, o segundo semestre começou a caminhar. De qualquer forma nós mantivemos essa posição de liderança na América Latina, no Brasil, no Peru, nós avançamos no Chile. Licenciamos 23.652 unidades na região, uma redução em relação a 2022, mas um número olhando para história bastante expressivo”, diz Lirmann.
Somente no Brasil, a Volvo Caminhões emplacou 19.647 unidades, ficando com 23,9% de market shares no segmento acima de 16 toneladas. O Volvo FH 540 foi líder de mercado pela quinta vez seguida. O caminhão ficou com 30,7% de market share no segmento de pesados com motor Euro 6.
“Em resumo, no ano passado, apesar dos desafios, foi um ano de avanços. Nós mantivemos a liderança no Brasil e no Peru, no mercado total, na linha F. Pela primeira vez nós atingimos a liderança no Chile na linha F. E a Argentina, o único mercado que teve uma história um pouco diferente, vocês devem acompanhar a situação econômica do país, um momento de bastante cautela, restrições de importação, então ali, os números são um pouco mais modestos. Ainda sim, nós mantivemos operações importantes naquele mercado”, conclui Lirmann.
O Volvo VM 290 foi o caminhão líder entre os semipesados com motorização Euro 6. A linha VM ficou com 27% de market share entre os caminhões Euro 6.
A Volvo também celebra a alta aceitação dos caminhões vocacionais. No segmento de cana, eles ficaram com 34% de market share e no florestal foram 36%.
Lirmann também ressalta que a sustentabilidade das operações da Volvo também tiveram três pilares importantes. A marca enviou para outros mercados 8.595 blocos de motor para a Suécia, 2.953 cabines foram enviadas para a Bélgica e 2.781 caixas de câmbio I-Shift foram exportadas para os Estados Unidos, Austrália e África do Sul.
Em relação a 2022, as vendas de ônibus da Volvo cresceram 6,4% em 2023. Na América Latina, a marca comercializou 1.275 unidades, das quais o Brasil ficou com 55% das vendas, outros destaques na região foram o Chile e Peru, que juntos participaram em 30%.
“Nós comercializamos 700 unidades no Brasil, mas o destaque é o crescimento no segmento rodoviário, nós crescemos 60% em relação a 2022. Alcançamos o market share 24,2% neste segmento, que é um dos principais ataques na nossa estratégia de crescimento do mercado e que é derivada do sucesso do lançamento da nossa plataforma de rodoviários Euro 6”, diz André Marques, presidente da Volvo Buses Latin América.
A linha rodoviária foi o grande destaque da Volvo em 2023 com a chegada dos novos modelos B380R, B420R, B460R e B510R. Equipados com novos motores Euro 6 de 13 litros, o mesmo dos caminhões Volvo FH, esses modelos de chassis trazem outras inovações. Um exemplo é a transmissão I-Shift de 7ª geração, com trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves. Os chassis são dotados também da Aceleração Inteligente Volvo, sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia.
Além dos modelos rodoviários, a Volvo lançou o chassi B320R com versões para aplicações urbana, rodoviária e de fretamento. Com o novo motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior, o chassi traz ainda a transmissão I-Shift de 7ª geração, nas opções para uso rodoviário e de fretamento.
Um dos destaques da Volvo Serviços Financeiros (VSF) em 2023 foram 850 contratos de locação da Locadora Volvo em seu primeiro ano de atuação. A operação foi um dos destaques da VSF em 2023.
“Alavancando os resultados fantásticos de todas as unidades de negócio do Grupo Volvo no Brasil, nós conseguimos atingir uma carteira de ativos sob gestão de R$ 22 bilhões. Pela primeira vez na nossa longa história de jornada de sucesso de 30 anos do Banco Volvo e Consórcio Volvo no Brasil. Representando 20% de crescimento em relação ao ano de 2022 que já tinha sido um ano de crescimento e de recorde também. Com métrica importante da saúde financeira dessa carteira, nós usamos a inadimplência de 1% e 1,5% continua sendo muito baixa que mostra a solidez e que nossos clientes estão tendo uma capacidade de pagamento muito forte em honrar seus compromissos conosco sem nenhum problema. Todos sinais bastante positivos da fortaleza desse mercado em que nós estamos atuando”, afirma Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul.
Apesar do cenário desafiador, a VFS Brasil registrou aumento no volume financiado no ano passado totalizando R$ 6,8 bilhões.
Outro destaque da VFS em 2023, foi o financiamento de peças e serviços. Segundo a VSF, nesta modalidade, os transportadores podem obter apoio quando precisam fazer uma reforma de cabine ou motor, por exemplo, ou ainda comprar peças para os veículos de sua frota, realizando o pagamento em parcelas previamente determinadas.
Em seu primeiro ano de atuação, foram financiados o montante de R$ 37 milhões.
Já o Consórcio Volvo segue batendo recordes de vendas, em 2023, a modalidade cresceu 24% em comparação a 2023, totalizando R$ 2,1 bilhões de novas cotas.
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…