Volvo mostra FM Electric e linha Euro 6 na Fenatran 2022

Marca sueca diz que FM Electric será testado no Brasil em 2023 como primeiro passo para futura comercialização. Volvo também mostra sua linha de caminhões Euro 6

Volvo FM Electric
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Volvo FM Electric é destaque da marca na Fenatran 2022

A Volvo marca presença na Fenatran 2022 expondo sua linha caminhões Euro 6 e também um FM Electric que está no país para ser avaliado em condições reais. Por enquanto, ainda não há previsão de venda no mercado local. Mas Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, afirmou na feira que a marca tem intenção de produzir e comercializar modelos elétricos no Brasil. 

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“Trazer o FM Electric para o Brasil é um importante marco no nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis. A eletrificação do transporte de cargas por caminhões pesados já é uma solução viável na Europa e logo será aqui também”, afirma Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. Em 2019, a marca foi a primeira entre os fabricantes tradicionais a oferecer caminhões 100% elétricos. Produzindo em série modelos semipesados e pesados, atualmente a Volvo tem uma oferta completa deste tipo de veículo na Europa (onde é líder em elétricos) e nos EUA.

Volvo FM Electric
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados

Globalmente, a Volvo Trucks espera comercializar até 2030 metade de seus caminhões com motores elétricos e para 2040, a meta é oferecer uma linha 100% eletrificada. 

Volvo FM Electric

O caminhão FM Electric tem opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado). “É uma tecnologia bastante útil e eficiente para operações urbanas, na qual as frenagens e arrancadas são constantes”, declara Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

Alto desempenho

O FM Electric tem potência de até 490 kW (660hp). Equipado com a consagrada caixa de câmbio I-Shift, é um veículo para uma série de diferentes operações: desde o transporte de produtos industrializados, cargas refrigeradas, alimentos e bebidas, até bens de consumo e hortifrutigranjeiros, podendo ser implementado com baú ou sider, em carretas de dois ou três eixos.

Como em todos os produtos Volvo, a reciclabilidade do FM Electric é alta. Com uma estimativa média de duração de oito anos, as baterias podem ter uma segunda vida de mais de 20 anos, servindo como unidades de armazenamento de energia para casas, prédios e outras instalações alimentadas por geração fotovoltaica ou eólica.

Volvo FH 540 Euro 6
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Pesados – Volvo FH 540 Euro 6

Descarbonização

A Volvo sempre esteve na vanguarda mundial em soluções de transporte ambientalmente corretas. A visão da marca é reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A meta é, inclusive, se antecipar aos pactos governamentais com este objetivo. “Isso passa por várias tecnologias, como motores de combustão cada vez mais avançados, usando combustíveis de origem não fóssil; caminhões elétricos à bateria e caminhões elétricos movidos por células de hidrogênio, para percorrer distâncias mais longas. É uma jornada complexa, mas estamos seguindo globalmente a passos largos em todas essas direções”, assegura Lirmann.

“Nossos engenheiros estão continuamente projetando veículos cada vez mais limpos e oferecendo novas formas de melhorar a capacidade de transporte, sempre associando com recursos sustentáveis. O compromisso da Volvo com a sociedade e o planeta é de longa data”, reforça Holzmann. Ele lembra que o Brasil tem um grande potencial para essa tecnologia, seja pela grande vocação na produção de energia limpa, ou pelo interesse demonstrado pelos transportadores e embarcadores em busca de soluções cada vez mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente.