Volvo tem 2022 histórico, mas diz que 2023 será desafiador

Marca sueca teve ano recorde e pela primeira vez ficou a frente em todos os segmentos em que atua. Volvo Locadora celebra 200 negócios 

A Volvo celebra os bons resultados registrados no Brasil em 2022 com crescimento de 10% nas vendas de caminhões em relação ao ano de 2021.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Volvo afirma que 2023 será um ano desafiador

A Volvo celebra os bons resultados registrados no Brasil em 2022 com crescimento de 10% nas vendas de caminhões em relação ao ano de 2021. O fabricante de caminhões registrou 24.093 emplacamentos e 24,6% de market share. “2022 é um ano para ficar para a história”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.

No ano passado, a Volvo liderou as vendas do segmento de pesados com 18.747 modelos vendidos. “Ficamos com 29% de market share, quase um terço do mercado de pesados. É uma marca histórica”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.

O Volvo FH 540 cv foi o caminhão pesado mais vendido do Brasil com 8.317 unidades vendidas. Foi a décima liderança do modelo no ranking de vendas de caminhões pesados no país e quinta seguida. 

No segmento de semipesados, o Volvo VM 270 foi o modelo mais emplacado em sua categoria, com 4.732 unidades licenciadas.

Mercado externo

Com exceção do mercado argentino que apresentou retração de 12% nas vendas com apenas 738 caminhões vendidos, a marca apresentou alta de 25% no Chile com 1.687 caminhões vendidos e de 17% no Peru com 1.902 modelos emplacados. 

As vendas totais da Volvo no continentes foram de 31 mil unidades, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% deste volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo.

2023 requer atenção 

No entanto, apesar dos bons resultados, Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina, aponta cinco pontos de atenção para 2023 como os altos custos em função da linha Euro 6, inflação e juros altos, cenário econômico, tensões geopolíticas e imprevisibilidade de fornecimento da cadeia de suprimentos. 

“A inflação mundial e com isso a taxa de juros freia a economia como um todo, é um desafio não só no Brasil, mas notadamente no Brasil com o nível de taxa de juros que nós temos hoje”, afirma o executivo.

Para Lirmann 2023 será um ano de ajustes e o mercado de caminhões terá uma redução. O executivo projeta que o mercado termine o ano com 75 mil emplacamentos. 

Ônibus

Segmento bastante afetado pela pandemia de covid-19, os ônibus Volvo apresentaram alta de 94% em 2022 no volume de vendas na América Latina. No total foram 1.967 unidades comercializadas. 

No Brasil, no segmento de ônibus rodoviários, as vendas da Volvo apresentaram alta de 220%. Em 2022, foram 658 veículos comercializados. 

Entre os urbanos, a marca celebrou a comercialização de 240 unidades para São Paulo e 100 para o Rio de Janeiro. A marca sueca também venceu uma licitação para fornecer 566 chassis para Santiago, capital do Chile.

Apresentado na LatBus 2022, o chassi de ônibus urbano elétrico Volvo BZL começará a ser avaliado na América do Sul. O modelo rodará em testes nas cidades de Santiago, Bogotá, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Na Europa, o ônibus elétrico BZL pode ser equipado com 3 a 5 baterias, dependendo da aplicação a que for destinado. Movido por um ou dois motores elétricos de 200kW e torque de 800Nm cada um, tem autonomia de 300 quilômetros, ideal para aplicações urbanas. As baterias podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno ou receber recargas rápidas de seis minutos nos pontos finais de linha, com um carregador de teto.  

A Volvo celebra os bons resultados registrados no Brasil em 2022 com crescimento de 10% nas vendas de caminhões em relação ao ano de 2021.
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – VFS celebra crescimento de 37% em financiamentos

Financeira

A empresa de serviços financeiros da Volvo (VFS) fechou o ano de 2022 com uma carteira total de R$ 18,3 bilhões em ativos, uma alta de 45% na comparação com o ano de 2021. Com uma participação de 38% nas entregas da Volvo, a VFS experimentou um aumento de 37% nos financiamentos, tendo inclusive um crescimento nas operações voltadas para peças e serviços. Mais uma vez houve recorde na comercialização de seguros, com R$ 152 milhões em prêmios. Outro destaque foi a criação da Locadora Volvo, que firmou contratos de 200 unidades logo nos primeiros meses de operação. “Somos a divisão de serviços financeiros da marca e estamos sempre oferecendo novas soluções completas e flexíveis que atendam às demandas do mercado”, declara Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul.

O braço financeiro da Volvo também celebra bons resultados ao atingir R$ 1,7 bilhão em novas vendas, praticamente a mesma cifra conquistada em 2021. Este é o quinto ano de um ciclo contínuo de resultados acima de R$ 1 bilhão no Consórcio. “É uma modalidade de aquisição muito importante para quem precisa planejar a renovação da frota de forma mais simplificada. É também muito procurada em períodos de juros altos ou oscilantes, justamente por conta do seu custo mais atrativo a médio e longo prazo”, observa o executivo.

Locadora Volvo

Em 2022 a VFS iniciou suas operações de locação com a criação da Locadora Volvo. “É uma opção que expande nosso portfólio de produtos e temos tido muitas consultas para esse serviço em caminhões. Já fechamos 200 unidades nos segmentos de mineração, cana-de-açúcar e florestal”, destaca Ribeiro. A locação é uma alternativa para transportadores que têm contratos firmes de transporte de longo prazo, mas não desejam investir na aquisição do bem. Disponível em parte das concessionárias da marca, a Locadora Volvo tem planos de expandir sua atuação em 2023.