Volvo testa caminhões elétricos pesados no Brasil

FM Electric é avaliado por frotistas em diferentes aplicações visando coletar informações em operações características do mercado brasileiro

Volvo FM Electric
Foto | Volvo Trucks/Divulgação – Volvo FM Electric será avaliado por vários operadores brasileiros

A Volvo caminhões inicia os testes de seus modelos pesados 100% elétricos no mercado brasileiro. O fabricante sueco já tinha anunciado o início das avaliações durante a Fenatran 2022.  

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Conforme anunciado na última Fenatran, estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista. Eles destacam ainda o excepcional nível de segurança embarcada, em linha com a visão ‘Zero Acidentes’ da Volvo

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

De acordo com a Volvo Caminhões, as viagens do FM Electric são realizadas por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país. A marca sueca diz que o objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações.

Os testes são realizados em operações urbanas e rodoviárias sempre seguindo as condições reais das demandas de cada operador. Na maior parte das operações, os caminhões fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou até mesmo até o destino final. 

O Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 490 kW (660hp), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.

O FM Electric tem suspensão a ar em todos os eixos, já os freios são regenerativos que recuperam energia quando é acionado.  

Volvo FM Electric
Foto | Volvo Trucks/Divulgação – Volvo testa caminhões elétricos no Brasil para coletar dados das operações locais

A Volvo está na vanguarda global em transporte pesado sustentável, com a meta de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A marca é líder em elétricos pesados na Europa e Estados Unidos e tem quase 5.000 caminhões entregues com essa tecnologia em todo o mundo. “O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da nossa jornada global rumo à descarbonização do setor. Nossa meta são transportes 100% mais seguros, mais produtivos e livres de CO2”, finaliza Wilson Lirmann.