Volvo Caminhões

Volvo testa caminhões elétricos pesados no Brasil

FM Electric é avaliado por frotistas em diferentes aplicações visando coletar informações em operações características do mercado brasileiro

Foto | Volvo Trucks/Divulgação – Volvo FM Electric será avaliado por vários operadores brasileiros

A Volvo caminhões inicia os testes de seus modelos pesados 100% elétricos no mercado brasileiro. O fabricante sueco já tinha anunciado o início das avaliações durante a Fenatran 2022.  

VEJA TAMBÉM:

Conforme anunciado na última Fenatran, estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista. Eles destacam ainda o excepcional nível de segurança embarcada, em linha com a visão ‘Zero Acidentes’ da Volvo

Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

De acordo com a Volvo Caminhões, as viagens do FM Electric são realizadas por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país. A marca sueca diz que o objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações.

Os testes são realizados em operações urbanas e rodoviárias sempre seguindo as condições reais das demandas de cada operador. Na maior parte das operações, os caminhões fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou até mesmo até o destino final. 

O Volvo FM Electric cavalo mecânico tem potência de 490 kW (660hp), com opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador.

O FM Electric tem suspensão a ar em todos os eixos, já os freios são regenerativos que recuperam energia quando é acionado.  

Foto | Volvo Trucks/Divulgação – Volvo testa caminhões elétricos no Brasil para coletar dados das operações locais

A Volvo está na vanguarda global em transporte pesado sustentável, com a meta de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. A marca é líder em elétricos pesados na Europa e Estados Unidos e tem quase 5.000 caminhões entregues com essa tecnologia em todo o mundo. “O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da nossa jornada global rumo à descarbonização do setor. Nossa meta são transportes 100% mais seguros, mais produtivos e livres de CO2”, finaliza Wilson Lirmann.

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

4 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

5 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

6 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago