Categories: Volvo Caminhões

Volvo testa na Europa caminhão movido com células de combustível a hidrogênio

Com zero emissões, as células de combustível alimentadas por hidrogênio permite gerar eletricidade a bordo gerando autonomia de até 1.000 km

A Volvo Trucks apresenta e começa a testar na Europa caminhões com células de combustível alimentadas por hidrogênio. Segundo a marca sueca a nova tecnologia gera eletricidade a bordo e veículos podem alcançar até 1.000 km, emitindo apenas vapor de água.

Nos mercados americano e europeu, a Volvo Trucks já comercializa caminhões elétricos a bateria. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos. A marca sueca aumentará suas opções neutras em CO2 até o fim desta década com os caminhões elétricos a célula de combustível movidos a hidrogênio.

Foto | Volvo/Divulgação – Caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel

Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte

Roger Alm, presidente da Volvo Trucks

De acordo com a Volvo, os caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.

Eletricidade gerada a bordo

Células de combustível geram sua própria eletricidade a bordo a partir do hidrogênio, ao invés de carregarem de fontes externas. O único subproduto emitido é vapor de água.

Foto | Volvo/Divulgação – Autonomia de caminhões movidos a célula de combustível pode chegar a 1.000 km

Células de combustível Cellcentric

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric construirá uma das maiores instalações da Europa para produção em série de células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Hidrogênio verde

A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e há muitos benefícios, mas com desafios à frente. Um deles é o fornecimento de hidrogênio verde* em larga escala. Outro é a infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

Foto | Volvo/Divulgação – Nova tecnologia estará disponível até o fim desta década
Redação

Recent Posts

Marcopolo Rail apresenta o Prosper VLT Hybrid

Marca apresentou em seminário seu novo projeto que está em desenvolvimento.

2 dias ago

Novo Renault Kangoo Express PRO será lançado em junho

Furgão francês produzido na Argentina chegará para brigar com o Fiat Fiorino e Peugeot Partner…

1 semana ago

Linha REMAN da IVECO terá reforço com oferta de transmissões e motores

IVECO amplia oferta de peças remanufaturadas para atender demanda crescente.

1 semana ago

PACCAR Parts amplia presença da DAF Collection nas lojas DAF e TRP

Itens vão de eletrônicos, passando por cosméticos, papelaria e até vestuário poderão ser encontrados nas…

1 semana ago

VWCO exporta frota de caminhões elétrico para o México

E-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia presença na frota da Coca-Cola FEMSA no México.

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 fará viagem histórica de testes

Caminhão elétrico fará jornada de teste que percorrerá mais de 20 países europeus.

2 semanas ago