Foto | Volvo/Divulgação -Volvo FH Elétrico na Europa
Volvo fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em 50 países com entrega de mais de 5 mil caminhões elétricos
A Volvo Trucks anunciou a entrega de mais de 5 mil caminhões elétricos em 50 países, consolidando sua liderança no setor de transporte com tecnologia de emissão zero. Com uma linha diversificada de veículos movidos a bateria, a montadora reforça seu protagonismo global na transição para a mobilidade sustentável.
Desde o início da comercialização de caminhões elétricos na Europa, em 2019, os veículos da Volvo já percorreram quase 170 milhões de quilômetros. As operações com esses modelos resultam em emissões zero de CO2, redução de ruído nas vias urbanas e melhoria no ambiente de trabalho para os motoristas.
“É gratificante ver que nossos clientes vêm abraçando esses benefícios em uma ampla gama de segmentos de transporte”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Nossos caminhões elétricos oferecem uma alternativa sustentável, que apoia os negócios tanto dos transportadores quanto dos embarcadores. Muitos deles seguem expandido suas frotas elétricas conosco”, completa.
A linha atual da Volvo inclui caminhões elétricos voltados à distribuição urbana e regional, além de aplicações na construção civil e coleta de resíduos. Os principais mercados para esses veículos são Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia. Na América Latina, os modelos elétricos da marca já operam no Brasil, Uruguai e Chile.
A atuação precoce da Volvo no segmento elétrico conferiu à montadora uma vantagem estratégica no domínio da tecnologia e dos serviços associados. Além dos benefícios ambientais, os caminhões oferecem ganhos diretos aos condutores, como menor ruído e vibração nas cabines.
A experiência adquirida também se reflete em áreas como gestão energética, infraestrutura de carregamento, financiamento e manutenção de veículos elétricos, consolidando um ecossistema completo para os clientes.
A Volvo Trucks persegue a meta de eliminar totalmente as emissões de CO2 de seus veículos até 2040. Para isso, aposta em uma estratégia baseada em três frentes tecnológicas: caminhões elétricos a bateria, caminhões elétricos com célula de hidrogênio e motores a combustão abastecidos com combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biogás (GNL), biodiesel e diesel verde (HVO).
Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…
Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…
Montadora amplia linha com Furgão Cargo e Vidrada Longa; modelo aposta em mais conforto, conectividade…
Marca alemã apresenta nova fase de eletrificação de vans no maior evento de logística da…
Empresa expõe soluções tecnológicas no principal evento do setor metroferroviário da América Latina e participa…
Modelo robusto e tecnológico será montado em Caxias do Sul e promete versatilidade para aplicações…