Volvo VMX MAX oferece melhor desempenho na agricultura

Caminhão vocacional é usado para aplicação de insumos como fertilizantes e calcário

Volvo VMX MAX 2023 de frente na cor amarela
Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo já comercializou mais de 30 unidades do VMX MAX para clientes do agronegócio. O versátil caminhão projetado para operação fora de estrada está sendo encomendado para receber o implemento de insumos insumos Hercules 24000 C da Stara, empresa especializada em máquinas, implementos agrícolas e softwares para a agricultura de precisão. 

O veículo percorre as linhas de plantação para distribuir corretivos como calcário, gesso agrícola, fertilizantes e sementes. O implemento pode vir equipado com sistema de telemetria e controlador com diversos tipos de visualizações na mesma tela para um domínio mais preciso da operação.

Os caminhões Volvo substituem tratores nessas operações com enormes ganhos. O Hércules 24000 C faz a aplicação em velocidade de 4 a até 18 km por hora. Com isso, permite trabalho em até 1.200 hectares por dia em operações de 24 horas, o que não é possível com tratores.

O ciclo de operação como um todo é muito mais eficiente

Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo

O Volvo VMX MAX cumpre dupla função: transporta e aplica os insumos. Assim, é muito mais adequado para atender várias propriedades rurais de um mesmo dono, empresa ou cooperativa. “Nosso caminhão é muito flexível e adaptável em todas as aplicações. Consegue ser mais econômico e executa todo o ciclo com uma velocidade média maior, sendo muito mais eficiente e produtivo que os tratores. Oferece muito mais disponibilidade e, com isso, eleva a rentabilidade do produtor”, observa Valério.

Volvo VMX MAX 2023
Foto | Volvo/Divulgação

Ao longo de suas duas décadas de história, o caminhão Volvo VM é reconhecido por sua ampla flexibilidade. A linha 2023 tem como destaque os novos motores D8K, de fabricação própria da Volvo. Com potências de 290cv e 360cv, são até 10% mais econômicos do que os da geração anterior. Os veículos receberam também a opção de caixa I-Shift de 7ª geração, a mesma que equipa os caminhões Volvo FH, FM e FMX.

Outro destaque da nova linha é justamente o modelo Volvo VMX, específico para aplicações fora de estrada. A versão VMX MAX 6×4 tem PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de oito toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas e o mesmo eixo com redução nos cubos do Volvo FMX.