Caminhões

VWCO treina equipe de atendimento para e-Delivery

Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) desenvolve programa de treinamento para times de atendimento do caminhão elétrico e-Delivery

Com o lançamento do caminhão elétrico e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) passou a qualificar times de manutenção e suporte. Segundo a fabricante alemã, serão oito mil pessoas acessando materiais nas lojas autorizadas da VWCO, que se somarão às mais de três mil já treinadas nas instalações da montadora.

Foto | VWCO/Divulgação

O projeto trouxe para a montadora diversos novos componentes ainda não conhecidos pela maioria dos colaboradores, como as baterias de lítio e os cabos de alta tensão. Prezando pela segurança interna, uma equipe especializada de colaboradores da VWCO das áreas de Engenharia, Qualidade, Pós-Vendas, Treinamento e Recursos Humanos foi criada para a preparação da gama completa de capacitações para esse novo veículo.

VEJA TAMBÉM:

Ao todo, para o público interno, foram disponibilizados quatro níveis de qualificação desde conhecimentos gerais sobre o produto, que já foi realizado por cerca de três mil colaboradores da empresa. Os treinamentos englobam de conteúdos mais específicos, destinados aos envolvidos diretamente na montagem do caminhão elétrico, até aspectos gerais que devem ser conhecidos por todos.

A prioridade foi manter a segurança interna de todos os envolvidos durante a produção dos veículos elétricos e não expor os colaboradores a riscos de acidentes grave, devido à alta voltagem dos cabos e baterias. Foi necessária uma mudança cultural diretamente ligada ao tratamento e desenvolvimento do produto. Por isso, foi necessário que todos os colaboradores, da produção à diretoria, realizassem o treinamento.

Segurança

O projeto de qualificação destaca pontos de atenção a todos, desde a montagem da bateria até o momento em que o veículo é eletrificado, conhecido como comissionamento do veículo de alta voltagem, que é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V.

Trata-se de uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica, para ensinar aos colaboradores como reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto, de acordo com os mais rigorosos testes e certificação necessários a um lançamento histórico como este.

Além da capacitação interna, a montadora elaborou um material completo a ser disponibilizado a mais de oito mil pessoas que terão contato com o produto na rede de concessionários autorizados. Por ser um produto inovador, a montadora se preocupou em traduzir toda a tecnologia e conhecimentos técnicos dos engenheiros e transformar esse conteúdo em treinamentos com linguagem e didática acessíveis para todos. 

Em decorrência da pandemia da Covid-19, muitos treinamentos já foram criados em formato digital. Outros receberam adaptações para acesso pela plataforma de treinamento online, capacitando a rede VWCO de forma ágil, segura e moderna.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago