Caminhões

VWCO treina equipe de atendimento para e-Delivery

Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) desenvolve programa de treinamento para times de atendimento do caminhão elétrico e-Delivery

Com o lançamento do caminhão elétrico e-Delivery, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) passou a qualificar times de manutenção e suporte. Segundo a fabricante alemã, serão oito mil pessoas acessando materiais nas lojas autorizadas da VWCO, que se somarão às mais de três mil já treinadas nas instalações da montadora.

Foto | VWCO/Divulgação

O projeto trouxe para a montadora diversos novos componentes ainda não conhecidos pela maioria dos colaboradores, como as baterias de lítio e os cabos de alta tensão. Prezando pela segurança interna, uma equipe especializada de colaboradores da VWCO das áreas de Engenharia, Qualidade, Pós-Vendas, Treinamento e Recursos Humanos foi criada para a preparação da gama completa de capacitações para esse novo veículo.

VEJA TAMBÉM:

Ao todo, para o público interno, foram disponibilizados quatro níveis de qualificação desde conhecimentos gerais sobre o produto, que já foi realizado por cerca de três mil colaboradores da empresa. Os treinamentos englobam de conteúdos mais específicos, destinados aos envolvidos diretamente na montagem do caminhão elétrico, até aspectos gerais que devem ser conhecidos por todos.

A prioridade foi manter a segurança interna de todos os envolvidos durante a produção dos veículos elétricos e não expor os colaboradores a riscos de acidentes grave, devido à alta voltagem dos cabos e baterias. Foi necessária uma mudança cultural diretamente ligada ao tratamento e desenvolvimento do produto. Por isso, foi necessário que todos os colaboradores, da produção à diretoria, realizassem o treinamento.

Segurança

O projeto de qualificação destaca pontos de atenção a todos, desde a montagem da bateria até o momento em que o veículo é eletrificado, conhecido como comissionamento do veículo de alta voltagem, que é quando o veículo elétrico é energizado pela primeira vez, exigindo procedimentos específicos para lidar com tensões superiores a 600V.

Trata-se de uma imersão nas demandas específicas da propulsão elétrica, para ensinar aos colaboradores como reconhecer e lidar com os processos de segurança deste novo produto, de acordo com os mais rigorosos testes e certificação necessários a um lançamento histórico como este.

Além da capacitação interna, a montadora elaborou um material completo a ser disponibilizado a mais de oito mil pessoas que terão contato com o produto na rede de concessionários autorizados. Por ser um produto inovador, a montadora se preocupou em traduzir toda a tecnologia e conhecimentos técnicos dos engenheiros e transformar esse conteúdo em treinamentos com linguagem e didática acessíveis para todos. 

Em decorrência da pandemia da Covid-19, muitos treinamentos já foram criados em formato digital. Outros receberam adaptações para acesso pela plataforma de treinamento online, capacitando a rede VWCO de forma ágil, segura e moderna.

Redação

Recent Posts

Volvo testa caminhões elétricos em operação logística de sua fábrica no Paraná

Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…

4 dias ago

Mercedes-Benz promove visita de clientes à fábrica da Sprinter na Argentina

Ação reforça o relacionamento com concessionários e implementadores, apresentando o processo de fabricação da Sprinter,…

5 dias ago

TruckPag fecha parceria com a DAF Brasil

Plataforma busca otimizar a gestão de frotas com foco em redução de custos e eficiência…

6 dias ago

VWCO se consolida como centro de eletromobilidade no Brasil

A marca aposta em inovação com foco na sustentabilidade, lançando veículos elétricos e investindo em…

1 semana ago

Mercedes-Benz eActros 600 é eleito “International Truck of The Year 2025”

Caminhão elétrico da marca impressiona júri europeu por sua eficiência energética e tecnologia inovadora de…

1 semana ago

Consórcio Iveco registra aumento de 11% nas vendas em 2024

Administrado pela Ademicon, o consórcio alcança R$ 503,1 milhões comercializados nos primeiros oito meses do…

1 semana ago