Criada pela Ford Performance, linha se destaca pela engenharia de alto desempenho e história vitoriosa nas trilhas mais desafiadoras
A linha Ford Raptor celebra 15 anos de história consolidada como um dos maiores ícones do universo off-road. Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de veículos de alto desempenho da montadora, a Raptor foi inspirada nos carros Baja de corrida no deserto e conquistou o apelido de “monstro das trilhas” devido à sua incomparável capacidade todo-terreno.
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O modelo inicial teve como base a F-150, seguido pelo lançamento das versões Raptor da Ranger e do Bronco. No Brasil, a representação da linha cabe à Ranger Raptor, equipada com motor 3.0 V6 biturbo GTDI de 397 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, consolidando-se como a picape mais rápida e versátil do mercado para qualquer terreno.
A Raptor nasceu com a proposta de oferecer a mais pessoas uma picape capaz de enfrentar os terrenos mais extremos e expandir os limites da aventura. Uma equipe de engenheiros, designers e entusiastas do off-road foi designada para o projeto, mas o sucesso da aceitação pública ainda era uma incógnita.
“Quando vazou na mídia a notícia sobre o nosso projeto, com o codinome ‘Raptor’, vimos que havia grande interesse no conceito de um veículo de corrida de alta velocidade no deserto feito de fábrica e um entusiasmo igualmente forte pelo nome Raptor. Tanto que o codinome se tornou o nome da picape – F-150 Raptor”, conta Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.
Desde então, a linha Raptor se expandiu. Em 2019, foi lançada a Ranger Raptor, e em 2021, o Bronco Raptor, o primeiro SUV inspirado em corridas Ultra4. Apesar das diferenças entre os modelos, todos compartilham o mesmo DNA: engenharia de precisão e desempenho inspirado no automobilismo para aqueles que buscam ampliar suas fronteiras.
Mais do que potência e design agressivo, a Raptor se destaca pela suspensão de alto desempenho, projetada para encarar os desafios do deserto e terrenos acidentados.
“Um carro de performance geralmente tem como foco principal o motor. No caso da Raptor, a joia da coroa é a suspensão”, afirma Rushbrook. “O desenvolvimento dos amortecedores Fox da Raptor é um grande exemplo de como a Ford usa as corridas para testar novas tecnologias.”
A primeira geração da F-150 Raptor, lançada em 2010, já trazia amortecedores internos passivos bypass de 2,5 polegadas, estabelecendo um novo padrão de desempenho off-road. Em sua segunda geração, o tamanho dos amortecedores cresceu para 3 polegadas, proporcionando ainda mais capacidade para terrenos acidentados.
Com a chegada da tecnologia digital e os controles de suspensão Live Valve, foi possível aprimorar a absorção de impactos. A terceira geração da F-150 Raptor, lançada em 2024, introduziu amortecedores Live Valve duplos de 3 polegadas, que se adaptam ativamente ao tipo de condução e terreno, garantindo máximo controle e conforto em qualquer velocidade.
A nova Ford Raptor T1+, que estreou no Rally Dakar 2025 com um terceiro lugar, também utiliza amortecedores Fox, escolhidos pelos pilotos pela combinação entre desempenho e conforto em provas de longa duração.
“Ao comemorar 15 anos da Raptor, temos orgulho do caminho que percorremos e estamos ainda mais animados com o que vem a seguir, pois o desempenho off-road está sempre evoluindo. Podemos dizer que chegar até aqui foi tão desafiador como os terrenos Baja que a Raptor enfrenta. E esse é o jeito que a gente gosta”, conclui Rushbrook.
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