Ford inicia testes com Transit “disfarçada” de autônoma

Com um orçamento para investir US$ 7 bilhões, Ford quer saber qual é a aceitação do público diante de veículos autônomos

A Ford se uniu a empresa de entregas Hermes para testar um projeto de van autônoma. A montadora equipou o comercial leve Transit com sistema de direção autônoma para avaliar o funcionamento da tecnologia em condições reais de operação.

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Foto | Ford/Divulgação

No entanto, há motorista no veículo, que fica disfarçado de banco. A ideia é identificar o comportamento do público diante de um veículo autônomo. A Ford pretende investir US$ 7 bilhões em veículos que independem de um motorista. Mas antes, quer se certificar que a tecnologia terá adesão do público.

O projeto de duas semanas aproveita os resultados dos testes de “entrega de última milha” feitos recentemente pela Ford com a Hermes em Londres, em que uma equipe de mensageiros recolhe os pacotes em uma van e realiza a última etapa da entrega a pé. Esse estudo mostrou que uma equipe de oito mensageiros a pé e duas vans Transit podem entregar o mesmo número de encomendas que seis vans no sistema convencional, com mais rapidez e sustentabilidade.

Segundo Richard Balch, diretor de Veículos Autônomos e Mobilidade da Ford Europa, para trazer os veículos autônomos para as ruas, além de habilitar a tecnologia é importante saber como eles se integram aos negócios dos clientes. “E não há melhor maneira de identificar isso do que experimentar esses processos na vida real”, diz.

Com o projeto, a Ford é quer identificar oportunidades e novos modelos de operação com veículos autônomos, principalmente, como as pessoas e processos atuais podem interagir com essa tecnologia.

Segundo a marca do Oval Azul, as responsabilidades de um motorista de entrega muitas vezes vão além de simplesmente dirigir. Ele também pode ter de classificar, carregar e entregar os pacotes aos destinatários, ou recolocá-los na van se a entrega não for possível.

Nessa pesquisa, o motorista só dirige. Entregadores a pé fazem o resto da operação, usando um aplicativo no smartphone para chamar o veículo e destravar o compartimento de carga quando ele estaciona em um local seguro. Lá dentro, o mensageiro é orientado por comandos de voz e telas digitais ao armário com os pacotes a serem entregues. O foco é que as empresas do setor comecem a projetar como suas equipes poderão trabalhar com veículos sem motorista.

A Ford planeja investir cerca de US$ 7 bilhões em veículos autônomos até 2025, sendo US$ 5 bilhões a partir de 2021, como parte de suas iniciativas de mobilidade. E também está testando a tecnologia de direção autônoma em seis cidades dos Estados Unidos.