Furgões

Ford inicia testes com Transit “disfarçada” de autônoma

Com um orçamento para investir US$ 7 bilhões, Ford quer saber qual é a aceitação do público diante de veículos autônomos

A Ford se uniu a empresa de entregas Hermes para testar um projeto de van autônoma. A montadora equipou o comercial leve Transit com sistema de direção autônoma para avaliar o funcionamento da tecnologia em condições reais de operação.

VEJA TAMBÉM;

  • FORD PRODUZIRÁ TRANSIT NO URUGUAI
Foto | Ford/Divulgação

No entanto, há motorista no veículo, que fica disfarçado de banco. A ideia é identificar o comportamento do público diante de um veículo autônomo. A Ford pretende investir US$ 7 bilhões em veículos que independem de um motorista. Mas antes, quer se certificar que a tecnologia terá adesão do público.

O projeto de duas semanas aproveita os resultados dos testes de “entrega de última milha” feitos recentemente pela Ford com a Hermes em Londres, em que uma equipe de mensageiros recolhe os pacotes em uma van e realiza a última etapa da entrega a pé. Esse estudo mostrou que uma equipe de oito mensageiros a pé e duas vans Transit podem entregar o mesmo número de encomendas que seis vans no sistema convencional, com mais rapidez e sustentabilidade.

Segundo Richard Balch, diretor de Veículos Autônomos e Mobilidade da Ford Europa, para trazer os veículos autônomos para as ruas, além de habilitar a tecnologia é importante saber como eles se integram aos negócios dos clientes. “E não há melhor maneira de identificar isso do que experimentar esses processos na vida real”, diz.

Com o projeto, a Ford é quer identificar oportunidades e novos modelos de operação com veículos autônomos, principalmente, como as pessoas e processos atuais podem interagir com essa tecnologia.

Segundo a marca do Oval Azul, as responsabilidades de um motorista de entrega muitas vezes vão além de simplesmente dirigir. Ele também pode ter de classificar, carregar e entregar os pacotes aos destinatários, ou recolocá-los na van se a entrega não for possível.

Nessa pesquisa, o motorista só dirige. Entregadores a pé fazem o resto da operação, usando um aplicativo no smartphone para chamar o veículo e destravar o compartimento de carga quando ele estaciona em um local seguro. Lá dentro, o mensageiro é orientado por comandos de voz e telas digitais ao armário com os pacotes a serem entregues. O foco é que as empresas do setor comecem a projetar como suas equipes poderão trabalhar com veículos sem motorista.

A Ford planeja investir cerca de US$ 7 bilhões em veículos autônomos até 2025, sendo US$ 5 bilhões a partir de 2021, como parte de suas iniciativas de mobilidade. E também está testando a tecnologia de direção autônoma em seis cidades dos Estados Unidos.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago