Novo DAF XF chega em setembro com potências de 480 e 530 cv

Novo DAF XF
Foto | DAF/Divulgação
O novo DAF XF conta com estilo atualizado e mecânica mais eficiente

A DAF Caminhões lanço hoje (18) a nova linha XF no Brasil, deixando o caminhão fabricado aqui alinhado com o oferecido na Europa. Os novos caminhões chegarão nas concessionárias no início de setembro. Os destaques na nova linha são o desenho novo da cabine e as atualizações para deixar o motor PACCAR MX13 mais eficiente.

DAF XF
Foto | DAF/Divulgação

Trem de força

O motor MX13 recebeu melhorias para reduzir as emissões e adequar às normas Euro 6 e Proconve P8. Junto da redução das emissões vieram melhorias no consumo e maior potência. O novo XF é oferecido em duas configurações, uma de 480 cv e 2.500 nm e outra com 530 cv e 2.600 nm.

O motor de seis cilindros em linha e 12,9 litros conta com turbocompressor de geometria variável (VGT), bomba de direção variável, bomba de óleo variável de alta eficiência e menor velocidade do compressor de ar-condicionado. Segundo a DAF o consumo de combustível ficou até 14% menor que o do modelo anterior.

Leia também:

Novo DAF XF Space
Foto | DAF/Divulgação

O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional

Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil

A transmissão continua sendo fornecida pela ZF, mas no lugar da AS Tronic vem a nova TraXon. A nova caixa também é automatizada de 12 marchas, mas as relações são mais longas e o fabricante promete trocas mais rápidas e suaves. A caixa possui um Eco-mode, que trabalha junto do Controle Preditivo de Cruzeiro para usar as marchas corretas para manter a velocidade em subidas.

E para ajudar a segurar esse caminhão veio um freio motor mais potente, agora com 490 cv. Ele possui três estágios e trabalha com mais potência em rotações mais baixas.

Cabine mais confortável

Por fora o novo XF recebeu uma dianteira nova, com faróis maiores e uma grade redesenhada que abandona o estilo horizontalizado usado pela marca desde a década de 1980. O desenho novo também contribui para reduzir o arrasto aerodinâmico, ajudando no consumo do caminhão. Os faróis possuem lentes de Lexan e lâmpadas de LED são oferecidas como opcional.

Novo DAF XF Space
Foto | DAF/Divulgação

Duas alturas de teto são oferecidos, a Space e a Super Space, a segunda conta com 2,10 m de altura interna. O painel manteve o desenho envolvente, mas recebeu novas opções de acabamento em tons de areia, com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. É oferecido o pacote Exclusive com acabamento marrom e detalhes em aço escovado.

O painel de instrumentos foi redesenhado e conta com uma nova tela com mais funções. Essas funções podem ser acessadas por comandos localizados no volante. O novo XF também oferece ar condicionado digital, três níveis de iluminação interna e botões personalizáveis, para o motorista manter sempre a mão os comandos que mais utiliza.

Novo DAF XF Super Space Cab
Foto | DAF/Divulgação

No leito foram mantidas as medidas do colchão, de 81 cm de largura por 220 cm de comprimento. Esse é o maior da categoria e agora conta com espuma de alta densidade e com opção de molas ensacadas. Na cabine também há opção de cortinas blackout, beliche, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e travas antiarrombamento Night Lock.

Tecnologia do novo XF

O novo XF também conta com tecnologia avançada para ajudar na segurança e no consumo. Primeiro temos o já citado Controle de Cruzeiro Preditivo, que utiliza dados de GPS e de leituras de relevo para ajustar a velocidade e trocas de marchas ideias para manter o ritmo do caminhão e a economia.

Novo DAF XF Super Space Cab
Foto | DAF/Divulgação

Ainda para auxiliar na economia tem o Assistente de Performance do Condutor, sistema do computador de borde que fornece dicas e dá notas sobre a condução do motorista. Com isso o próprio caminhão ajuda o operador a extrair o melhor desempenho e consumo do veículo. Há também sensores de pressão dos pneus, que informa se os pneus estão mal calibrados e pode indicar com antecedência sobre furos ou vazamentos.

Na área de segurança o novo DAF XF recebeu o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, que freia o caminhão automaticamente em caso de possível colisão frontal. Outro sistema é o Controle de Estabilidade do Veículo, que corrige perdas de estabilidade e pode evitar o temido L da carreta, também conhecido como “efeito canivete.”

DAF XF
Foto | DAF/Divulgação

Configurações oferecidas

O DAF XF é vendido apenas como cavalo mecânico no Brasil, com as potências de 480 cv e 530 cv. São três configurações de chassi oferecidas, uma nova 4×2 chamada de FT pela marca, o 6×2 batizado de FTS e o 6×4 FTT. O modelo 6×2 possui duas opções de entre-eixos, 3.100 mm ou 3.600 mm (medida entre o eixo dianteiro e o eixo central); o 6×4 é oferecido com as medidas de 3.200 mm ou 3.475 mm; enquanto o 4×2 só é oferecido com 3.600 mm de entre eixos.

No XF 4×2 o cliente pode escolher entre tanque de 520 litros ou por esse tanque mais um adicional de 200 litros ou um adicional de 370 litros. Nos modelos de três eixos possuem as mesmas opções além de uma com tanque de 370 litros mais um de 200 litros adicional. Em todos o tanque do Arla 32 é de 90 litros.

Novo DAF XF Super Space Cab
Foto | DAF/Divulgação

Siga também as redes sociais do Autos Pesados