Chassi OF da Mercedes completa 50 anos de mercado

Lançado em 1971, chassi de ônibus OF da Mercedes-Benz já emplacou mais de 256 mil unidades no mercado brasileiro

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz celebra os 50 anos de mercado do chassi de ônibus, da linha OF. Lançado em 1971, já foram comercializadas 256 mil unidades do OF, que se destaca pela motorização frontal, a popular cabrita. 

O primeiro modelo, que começou a ser comercializado em 1971, foi o OF 1313, que deu início a uma trajetória de sucesso de uma linha consagrada no País no transporte coletivo urbano, bem como no rodoviário, fretamento e escolar.

Ao longo dessas cinco décadas, foram emplacados mais de 256.000 modelos OF no mercado brasileiro, o que significa mais de 5.000 unidades por ano. Com um volume superior a 99.000 unidades emplacadas, o chassi OF 1721 é o campeão de vendas do segmento no País.

OF 1721

O OF-1721 teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas do mercado em todos esses anos. Entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5, este chassi de ônibus voltou a receber a denominação OF 1721, dando sequência à liderança nas vendas no País desde então.

“Graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa tradicional e histórica liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no País”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesses 50 anos, muitas empresas nasceram, cresceram e se consolidaram no transporte urbano e rodoviário utilizando esta família de veículos da nossa marca em suas frotas”.

A cada geração do OF, a Mercedes-Benz sempre agregou valor a esses produtos em qualidade, eficiência e rentabilidade para os clientes, além de mais segurança para os passageiros e os motoristas. Nesse período, os chassis da marca evoluíram em Peso Bruto Total e potência do motor, além de receber inovações como a motorização eletrônica com menor consumo e índices mais baixos de emissões, freio ABS, retarder e a exclusiva suspensão pneumática dianteira e traseira para os modelos 1721 e 1724.

Juntamente com o caminhão L 312, a Mercedes-Benz do Brasil começou a produzir o chassi de ônibus LP 312 já na inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ocorrida em 28 de setembro de 1956. Assim, em 2021, a Empresa completará 65 anos de atividades no País como líder de vendas e de inovação tecnológica em veículos comerciais. Além disso, se posiciona como um importante polo de desenvolvimento de chassis de ônibus e de caminhões para a Daimler Truck & Buses.

Preocupada com a qualidade do produto, a Empresa sempre manteve o conceito de fabricante de chassi, produzindo os seus principais agregados, como motor, caixa de mudanças, eixos dianteiro e traseiro, além do quadro dos chassis.