Quais são as picapes médias de cabine simples do Brasil?

Com as picapes médias cabines dupla cada vez mais populares e luxuosas, os modelos de cabine simples se tornaram ferramentas de trabalho

Por Eduardo Rodrigues
Especial para o Autos Pesados

Por muitos anos cabine simples era o padrão nas caminhonetes brasileiras, com as cabines duplas sendo feitas por empresas independentes ou em versões de baixo volume pelos fabricantes. Nos anos 90 com a chegada das picapes médias a cabine dupla se tornou mais popular entre os consumidores, que também usavam suas picapes como carro de passeio. Hoje em dia a cabine dupla virou norma, até as caminhonetes pequenas como a Fiat Strada estão oferecendo essa configuração.

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Hoje as picapes médias com cabine simples viraram raridade, algumas marcas nem oferecem mais essa configuração. Apenas quatro modelos com essa opção restaram no mercado, todas com motor diesel, tração 4×4, câmbio manual e nível de acabamento simples voltado para o trabalho. Modelos voltados para o lazer como a Ranger Sport e versões com motores flex como a S10 2.4 não figuram mais no mercado há pelo menos cinco anos.

Chevrolet S10 LS Cabine Simples 4×4 – R$ 183.720

Picape média Chevrolet S10 cabine simples
Foto | Chevrolet/Divulgação

A caminhonete média de cabine simples mais cara do Brasil é também é com o maior torque: são 51 kgfm produzidos pelo motor 2.8 turbo diesel. A potência fica próxima da líder Hilux, são 200 cv. A transmissão é manual de seis marchas. Outro quesito que coloca a S10 próxima da Hilux é sua caçamba feita para o trabalho pesado, com ganchos de amarração aparentes nas laterais externas, as trancas duplas na tampa, um protetor do vigia traseiro integrado e o desenho que não acompanha as linhas da cabine como as irmãs de cabine dupla. 

Mas ser voltada para o trabalho não faz da S10 LS espartana, a picape da Chevrolet vem bem equipada para justificar o preço alto. O destaque é na segurança, vem de série com seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), controle de tração e estabilidade, monitor de pressão dos pneus com alerta de pressão baixa, lanterna de neblina, assistente de partida em rampa e controle de velocidade em declive.

O trabalhador que usar a S10 cabine simples contará com direção com assistência elétrica, rádio AM/FM com Bluetooth e duas entradas USB, ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, bancos forrados em tecido e computador de bordo. A caminhonete não oferece opcionais

Para ajudar nos terrenos difíceis a picape conta com diferencial traseiro de deslizamento limitado e tração 4×4 com reduzida. A capacidade de carga da S10 é a segunda melhor da categoria, com 1.200 kg de capacidade. Segundo o Inmetro o consumo urbano da S10 LS é de 8,8 km/l e o rodoviário é de 10,4 km/l, médias que não se destacam na categoria tanto positivamente quanto negativamente.

Toyota Hilux Hilux Standard Cabine Simples 4×4 – R$ 182.290

Toyota Hilux cabine simples
Foto | Toyota/Divulgação

A Hilux é a campeã de vendas dentre as picapes médias por sua fama de robusta e os modelos topo de linha viraram uma visão comum nas cidades brasileiras, quase um símbolo de status. Porém no modelo Standard a imagem passada é de simplicidade com suas rodas de aço estampado e para-choque dianteiro sem pintura. A Hilux cabine simples acompanhou as mudanças da linha 2022 apenas na mecânica e equipamentos, por fora o estilo de 2016 foi mantido.

O motor 2.8 turbo diesel atualizado na linha 2021 agora produz 204 cv, o torque nas Hilux equipadas com câmbio manual se mantém em 42,8 kgfm como no modelo anterior. O câmbio é manual de seis marchas e a tração é 4×4 com reduzida, contando com bloqueio no diferencial traseiro com acionamento elétrico. As médias de consumo da Hilux segundo o Inmetro são animadoras: 9,3 km/l no ciclo urbano e 11,2 km/l no ciclo rodoviário, fazendo dela a mais econômica na estrada segundo os dados do instituto. A capacidade é a mais baixa da categoria e bem distante do valor das rivais, apenas 1.005 kg.

Apesar da aparência simples, a Toyota reforçou a segurança da Hilux Standard. Ela vem de série com airbags dianteiros e de joelho para o motorista, controle de estabilidade e tração, assistente para partida em rampa e luz de condução diurna. Porém nos itens de conforto a simplicidade do exterior é repetida: de série vem com bancos forrados em vinil com encosto de cabeça integrado, ar condicionado, direção hidráulica, temporizador dos faróis e o tradicional relógio digital da Toyota. Os vidros e as travas das portas possuem acionamento manual e a picape vem sem sistema de som.

Ford Ranger XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 – R$ 166.790

Ford Ranger
Foto | Ford/Divulgação

Apesar de ter encerrado a produção de carros de passeio de grande volume no Brasil, a Ford parece não querer abandonar o mercado de picapes médias. A Ranger cabine simples deixou de ser ofertada no Brasil em 2016 e retornou na linha 2019, apenas na versão XL com o motor 2.2 turbo diesel de 160 cv e 39,3 kgfm e câmbio manual de seis marchas. A tração 4×4 com reduzida conta com diferencial traseiro blocante. O motor menor rende a Ranger a melhor média de consumo urbano segundo o Inmetro: 10,3 km/l, na média rodoviária empada com a S10 em 10,4 km/l

Diferente da S10 e da Hilux, a Ranger utiliza uma caçamba de desenho mais integrada à cabine, com lateral mais alta, sem ganchos de amarração aparentes e com uma maçaneta tradicional para abrir a tampa. A capacidade de carga da picape Ford é a maior da categoria, 1.234 kg. Para ajudar na dirigibilidade com peso, a Ranger conta com exclusivos sensores que calculam a carga e a distribuição de peso na caçamba e usa esses dados para modular a distribuição de força dos freios. Outro assistente eletrônico para o trabalho exclusivo da Ranger é o controle de oscilação do reboque.

Em segurança a Ranger acompanha as rivais, com airbags dianteiros e de joelho para o motorista, controle de tração e estabilidade, controle anticapotamento, controle automático de descidas, assistente de partida em rampa, luz de emergência para freadas bruscas e travamento automático das portas.

Nos itens de conforto a Ranger fica num meio termo entre a espartana Hilux e a bem equipada S10. De série vem com rádio AM/FM com entrada USB e Bluetooth, travas elétricas com acionamento na chave, computador de bordo, console de teto com porta óculos, direção com assistência elétrica, conectividade com o aplicativo FordPass, volante multifuncional, bancos de tecido e pintura vermelho Bari. A pintura Branco Ártico sólida acrescenta R$ 800 ao preço. Os vidros tem acionamento manual, o acionamento elétrico não é oferecido nem como opcional.

Volkswagen Amarok S CS 2.0 TDI 4×4 – R$ 142.845

Picape média VW Amarok Cabine simples
Foto | Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen fez uma limpa nas versões da Amarok para a linha 2021, mantendo apenas os modelos equipados com o motor 3.0 V6 turbod iesel. Porém os modelos equipados com motor 2.0 diesel continuam sendo ofertados por encomenda para vendas diretas, isso inclui a versão S com cabine simples. O preço usado como referência foi o da tabela Fipe para veículos zero km referente ao mês de abril de 2021, já que o fabricante não divulga mais o modelo em seu site.

A Amarok S usa a versão mais simples do motor 2.0 turbo diesel, com apenas uma turbina e produzindo 140 cv e 34,7 kgfm. A transmissão manual é de seis marchas e a tração é 4×4 com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro. A caçamba tem desenho que acompanha o da cabine e sem ganchos de amarração igual a Ranger. A capacidade de carga da Amarok de cabine simples é de 1.139 kg. Apesar de ter o motor com o menor deslocamento, o consumo da Amarok S foi o pior da categoria, com média urbana de 7,9 km/l e rodoviária de 8,7 km/l segundo o Inmetro.

Os equipamentos listados a seguir são referentes a linha 2020 pois a VW não divulga detalhes do modelo 2021 ou se houve mudanças. Em segurança a Amarok S oferece o básico, os airbags são duplos conforme é obrigatório por lei, há controles de tração e estabilidade, faróis de neblina, lanterna de neblina, luz de condução diurna, freios ABS com modo fora de estrada, assistente de partida em rampa e controle automático de descida.

O pacote de itens de conforto é simples como o da Hilux, de série vem com ar condicionado, direção hidráulica e desembaçador traseiro. A Amarok é a única picape a oferecer opcionais, que incluem alarme, travas elétricas, vidros elétricos, ajuste elétrico dos retrovisores e rodas de liga leve. O sistema de som é indisponível.