Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público

O mercado de ônibus elétricos no Brasil registrou um crescimento expressivo de 923,08% no primeiro bimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 133 unidades nos dois primeiros meses do ano, contra apenas 13 no ano passado.
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A BYD se destacou como líder do setor, sendo responsável por mais de 56% dos emplacamentos, totalizando 75 ônibus. O modelo BYD D9W foi o mais vendido no período, consolidando-se como referência em eficiência e autonomia para o transporte público. Com capacidade para 80 passageiros sentados e alcance de até 250 quilômetros, o veículo oferece economia operacional e conforto aos passageiros.
“Estamos presenciando uma revolução no transporte público, e a eletrificação é um caminho sem volta. A BYD está preparada para atender essa crescente demanda, com infraestrutura e tecnologia de ponta para fabricar ônibus elétricos que garantem eficiência e sustentabilidade”, afirma Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD no Brasil.
Atuando há uma década no país, a BYD mantém sua fábrica em Campinas (SP) como um dos principais polos de produção da empresa na América Latina. A unidade tem capacidade para fabricar centenas de chassis de ônibus elétricos anualmente para o mercado interno.
A crescente demanda por mobilidade sustentável tem impulsionado a eletrificação do transporte público. Até o momento, a BYD já entregou mais de 300 ônibus elétricos no Brasil, incluindo um lote recente de 60 unidades destinadas à cidade de São Paulo em janeiro.
Os veículos são equipados com baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem maior segurança e eficiência energética. Cada unidade evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 847 árvores. Além disso, os ônibus elétricos possuem vida útil de até 15 anos, superando a média de 10 anos dos modelos a diesel, e apresentam custos operacionais até 70% menores.
“A eletrificação do transporte público traz benefícios ambientais e econômicos. A redução de poluentes melhora a qualidade do ar nas cidades e contribui para a saúde da população, enquanto os custos com manutenção e abastecimento são significativamente menores do que os dos veículos a diesel”, destaca Schneider.
Comprometida com a sustentabilidade, a BYD é signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo. A empresa mantém metas voluntárias de redução de emissões e busca contribuir para a mitigação do aquecimento global por meio da eletrificação do transporte.
Com a alta na demanda por ônibus elétricos, a BYD se consolida como uma das principais impulsionadoras da transição energética no Brasil, investindo na produção nacional e no desenvolvimento de tecnologias para tornar o transporte coletivo mais eficiente e sustentável.
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