BYD

Piso alto: BYD produz chassi de ônibus elétrico articulado no Brasil

Com produção em escala, os ônibus articulados poderão atender cidades com projetos de BRT em todo o País

A fábrica da BYD em Campinas (SP) produziu o primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil. Com piso alto, ele se adapta a demanda e aos projetos de BRT (Bus Rapid Transit). A marca chinesa diz que os modelos serão fabricados em escala.

22 metros

O BYD modelo chassis D11A que conta com 22 metros de comprimento será movido a baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia de até 250Km com uma carga completa. O coletivo segue para implemento da carroceria para passar pelo processo de homologação.

Em junho, a marca já tinha concluído a fabricação do primeiro chassi articulado piso baixo 100% elétrico do País.

720 por ano

A unidade da BYD em Campinas (SP) tem capacidade para a fabricação de 720 chassis por ano, podendo aumentar para até 1.440 ao ano.

“O ônibus articulado piso alto 100% elétrico foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque”, afirmou Schneider. “Desta forma, o chassi D11A, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”

Marcello Von Schneider, Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil

Segundo a BYD, os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus comum a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico evita a emissão de 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.

A BYD acaba de começar a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM). A unidade é dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), inicialmente voltada para toda a linha de chassis de ônibus 100% elétricos, fabricados em Campinas. Com um investimento de R$ 15 milhões, a fábrica, instalada em uma área de 5 mil metros quadrados, permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.

Atualmente, a fábrica instalada em Campinas produz chassis para ônibus elétricos dos modelos D9W (urbano 13 metros piso baixo), D9A (urbano 13 metros piso alto), D9F (fretamento), articulado D11 B (Piso baixo) e articulado D11A (Piso alto).

Foto | BYD/Divulgação

Ficha técnica do BYD D11A

  • Autonomia de até 250 km;
  • Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
  • Carregamento fácil em até 3,5 horas;
  • Baixo consumo energético;
  • Zero emissão de poluentes e ruídos;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Quatro Motores elétricos BYD – 2912TZ-XY-A
  • 4X 201 cv de potência máxima integrados às rodas;
  • Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
  • Freios a disco com sistema ABS e controle de tração;
Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago