A fábrica da BYD em Campinas (SP) produziu o primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil. Com piso alto, ele se adapta a demanda e aos projetos de BRT (Bus Rapid Transit). A marca chinesa diz que os modelos serão fabricados em escala.
O BYD modelo chassis D11A que conta com 22 metros de comprimento será movido a baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) com autonomia de até 250Km com uma carga completa. O coletivo segue para implemento da carroceria para passar pelo processo de homologação.
Em junho, a marca já tinha concluído a fabricação do primeiro chassi articulado piso baixo 100% elétrico do País.
A unidade da BYD em Campinas (SP) tem capacidade para a fabricação de 720 chassis por ano, podendo aumentar para até 1.440 ao ano.
“O ônibus articulado piso alto 100% elétrico foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque”, afirmou Schneider. “Desta forma, o chassi D11A, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”
Marcello Von Schneider, Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil
Segundo a BYD, os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus comum a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico evita a emissão de 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.
A BYD acaba de começar a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM). A unidade é dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), inicialmente voltada para toda a linha de chassis de ônibus 100% elétricos, fabricados em Campinas. Com um investimento de R$ 15 milhões, a fábrica, instalada em uma área de 5 mil metros quadrados, permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.
Atualmente, a fábrica instalada em Campinas produz chassis para ônibus elétricos dos modelos D9W (urbano 13 metros piso baixo), D9A (urbano 13 metros piso alto), D9F (fretamento), articulado D11 B (Piso baixo) e articulado D11A (Piso alto).
Cooperativa de Medianeira adquire 80 veículos e reforça sua política de modernização da frota, alcançando…
Entrega do veículo marca início de um projeto de mobilidade urbana sustentável com 45 unidades…
Veículos modernos irão operar nas rotas de Brasília, interligando a capital federal às cidades de…
Novos modelos trazem economia de combustível, maior vida útil e tecnologias avançadas para o setor…
Novo sistema otimiza o custo operacional, aumenta a vida útil dos componentes e contribui para…
Iniciativa faz parte de estudo da Senatran e busca reduzir emissões de CO2 nas operações…