Marcopolo Ônibus

Marcopolo começa a produzir seu primeiro ônibus elétrico

Produção do ônibus elétrico da Marcopolo foi anunciada na LatBus 2022. Modelo urbano será chamado de Attivi e é construído a partir de chassi próprio da marca

Foto | Marcopolo/divulgação – Segundo a Marcopolo, o ônibus elétrico Attivi está em operação assistida desde outubro de 2021

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo anunciou na LatBus 2022 a produção do ônibus elétrico Attivi. Modelo é o primeiro da marca com chassi próprio e 100% elétrico. Segundo a marca, até o fim de 2022 serão produzidos 30 veículos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do País.

VEJA TAMBÉM:

A companhia, líder em seu segmento, com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Segundo a Marcopolo, o ônibus elétrico Attivi está em operação assistida desde outubro de 2021. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. O Attivi também foi uma das novidades apresentadas pela companhia durante a Expo Foro, principal feira do setor de transporte de passageiros e mercadorias do México.

Foto | Marcopolo/divulgação – Até o fim do ano, a Marcopolo produzirá 30 unidades deu seu primeiro ônibus elétrico

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnóstico remoto e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

A Marcopolo está na vanguarda da eletrificação no setor de ônibus brasileiro. A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos já rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

“O projeto atende as diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis”, complementa Bellini.

Geração 8

Nesta edição da LatBus a Marcopolo comemora também um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários. “Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de 1.000 unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo. Além de já estar em grande parte dos estados brasileiros, a nova Geração já marca presença nos principais mercados da América Latina (Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Argentina), com lançamentos em breve em outros mercados latino-americanos além de unidades que serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar.

A Geração 8 representa um importante avanço para a indústria do ônibus no que diz respeito à inovação e tecnologia, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia. Os modelos proporcionam alto desempenho operacional relacionado à eficiência no consumo de combustível, uma das variáveis de maior relevância para os operadores do setor. Em parceria com a Netz, empresa com experiência comprovada em estudos de eficiência de veículos, a Marcopolo realizou testes de desempenho. De acordo com resultados obtidos em mais de 70 mil horas de testes, foi evidenciado que a Geração 8 representa uma economia de combustível de até 5%.

As medições são realizadas em campo de provas e avaliam o desempenho da Geração 8, da New G7 e de um veículo da concorrência. No comparativo, um modelo Paradiso New G7 1800 DD apresentou índice de economia de 3,9% se comparado a um modelo da concorrência. 

Redação

Recent Posts

Foton inaugura concessionária em Joinville

Nova unidade, Someval Foton, oferecerá estrutura completa para vendas e serviços de veículos comerciais.

1 semana ago

Sustentabilidade: ESG impulsiona inovação no setor logístico

Adoção de práticas sustentáveis cresce no Brasil e impulsiona veículos elétricos como o Arrow One.

2 semanas ago

Ford marca presença na Show Safra com novidades

Montadora exibe linha de picapes, incluindo a Ranger 2026 e a nova F-150, com ofertas…

2 semanas ago

FPT Industrial amplia rede de distribuidores no Nordeste

O Cearense e A Nordestina passam a oferecer peças e serviços na Paraíba e Rio…

2 semanas ago

Mercado de ônibus elétricos cresce 923% no Brasil e BYD lidera setor

Demanda por mobilidade sustentável impulsiona expansão da eletrificação no transporte público.

2 semanas ago

VWCO reforça frota do transporte público de Aracaju

Viação Atalaia recebe 24 novos chassis para modernização do serviço na capital sergipana.

3 semanas ago