Foto | Marcopolo/Divulgação - A Companhia também se destacou nas exportações do Brasil, com avanço de 86,3% no período
Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e programa Caminho da Escola
A Marcopolo iniciou 2025 com leve crescimento na produção e foco em ônibus de maior valor agregado. No primeiro trimestre, a companhia fabricou 3.294 unidades, alta de 1% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 2.748 veículos foram produzidos no Brasil e 546 no exterior. A receita líquida atingiu R\$ 1,7 bilhão, avanço de 1,3% na comparação anual.
O mix de vendas no trimestre foi composto majoritariamente por ônibus rodoviários voltados ao fretamento, veículos urbanos leves, micro-ônibus e modelos da linha Volare. Entre os destaques, a fabricante entregou 32 unidades do Attivi, modelo 100% elétrico, para a cidade de São Paulo. A entrega faz parte de um lote maior previsto para continuar ao longo de 2025.
No cenário internacional, a Marcopolo registrou desempenho positivo em mercados estratégicos. Na Argentina, por meio da Metalsur, a empresa viu oportunidades crescentes no segmento de veículos rodoviários. Já as operações na Austrália (Volgren), México (Polomex) e África do Sul (MASA) mantiveram ritmo saudável de negócios nos primeiros meses do ano.
“Enxergamos boas oportunidades para o ano de 2025, com o crescimento de entregas de produtos com maior valor agregado, já a partir do 2T25. Aliado a isso, seguiremos em busca de negócios focados na descarbonização dos transportes, além de investimentos internos em automação industrial e melhorias em produtos já existentes”, afirmou Pablo Motta, CFO da Marcopolo.
No campo financeiro, a companhia registrou lucro bruto consolidado de R\$ 384,3 milhões no 1T25, com margem de 22,9%. No mesmo período de 2024, o lucro bruto havia sido de R\$ 385,3 milhões, com margem de 23,3%. O EBITDA caiu para R\$ 262 milhões, com margem de 15,6%, ante os R\$ 315,4 milhões e margem de 19% registrados no ano anterior.
Outro fator que impulsionou os resultados foi o programa federal Caminho da Escola. A Marcopolo entregou 692 ônibus no trimestre, sendo 523 micro-ônibus e 169 modelos Volare, fruto da licitação realizada em 2023. “Nossa expectativa é de que as entregas se mantenham constantes ao longo de 2025. Esse ritmo de entregas contribui com o desempenho da companhia no primeiro trimestre deste ano”, destacou Motta.
Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…
Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…
Montadora amplia linha com Furgão Cargo e Vidrada Longa; modelo aposta em mais conforto, conectividade…
Marca alemã apresenta nova fase de eletrificação de vans no maior evento de logística da…
Empresa expõe soluções tecnológicas no principal evento do setor metroferroviário da América Latina e participa…
Modelo robusto e tecnológico será montado em Caxias do Sul e promete versatilidade para aplicações…