Marcopolo Ônibus

Marcopolo Rail apresenta o Prosper VLT Hybrid

Marca apresentou em seminário seu novo projeto que está em desenvolvimento

Foto | Marcopolo/Divulgação – Novo produto, em desenvolvimento, é uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades

No último dia 16 de maio, a Marcopolo Rail, divisão especializada em trens da renomada Marcopolo S.A., marcou presença no Seminário VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, organizado pelo Instituto de Engenharia em São Paulo. Durante o evento, a empresa revelou seu mais recente projeto em desenvolvimento: o Prosper VLT Hybrid.

Este novo veículo, projetado como uma resposta sustentável para o transporte urbano e intercidades, integra a eficiência dos motores diesel e elétrico para alcançar um desempenho superior na operação, sem comprometer a preservação ambiental e a sustentabilidade.

“A Marcopolo Rail está apta a desenvolver e produzir localmente sistemas ferroviários adaptados à demanda potencial do mercado brasileiro e latino-americano”, comentou Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócios. “A disponibilidade de um produto moderno, sustentável e fabricado no Brasil é crucial para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento”.

O Prosper VLT Hybrid é um veículo versátil que oferece conforto, segurança e design moderno aos usuários, ao mesmo tempo em que apresenta custos de implantação e operacionais reduzidos. Equipado com um powertrain híbrido, o veículo possui um motor elétrico de tração, baterias de íons de lítio, conversão de tração e motor diesel com pós-tratamento dos gases de escape.

Além disso, o Prosper VLT Hybrid é capaz de operar em ambas as direções, com plataforma de embarque de 1,1m de altura, e pode ser produzido em diferentes bitolas de acordo com as necessidades do cliente operador. O veículo também oferece uma série de comodidades aos passageiros, incluindo sistema de ar-condicionado, poltronas ergonômicas e uma ampla gama de opcionais.

Com três modos de operação – totalmente elétrico, apenas com motor diesel ou combinando ambos – o Prosper VLT Hybrid apresenta um motor diesel de 315 kW de potência e um motor elétrico com potência máxima de 400 kW. Seu sistema de gerador de partida e conversor de frequência permite uma adaptação dinâmica ao perfil da via, enquanto a energia cinética gerada durante a frenagem é armazenada e reutilizada para movimento no modo 100% elétrico, destacando seu compromisso com a eficiência energética e a redução de emissões.

Redação

Recent Posts

Volvo CE destaca avanços em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile

Empresa apresenta cases do Brasil e do Peru e reafirma compromisso de zerar emissões de…

5 dias ago

VW Caminhões e Ônibus acelera expansão internacional com novos modelos

Conferência anual reúne representantes em Buenos Aires para lançar portfólio renovado, ampliar serviços e reconhecer…

2 semanas ago

Mercedes-Benz vai tentar recorde mundial com caminhão elétrico eActros 600

Marca alemã quer percorrer mais de 100 km de ré com o eActros 600 para…

2 semanas ago

Volvo Trucks supera marca de 5 mil caminhões elétricos entregues no mundo

Marca sueca fortalece liderança global em transporte pesado com zero emissões e amplia presença em…

2 semanas ago

Marcopolo Ônibus cresce 1% no 1º trimestre e aposta em veículos de maior valor agregado

Fabricante entrega 32 ônibus elétricos para São Paulo e mantém otimismo com mercados internacionais e…

2 semanas ago

Hyundai apresenta caminhão XCIENT Fuel Cell nos EUA

Marca sul-coreana reforça sua liderança em hidrogênio na ACT Expo 2025 com modelo Classe-8 e…

3 semanas ago