Marcopolo Ônibus

Marcopolo Rail apresenta o Prosper VLT Hybrid

Marca apresentou em seminário seu novo projeto que está em desenvolvimento

Foto | Marcopolo/Divulgação – Novo produto, em desenvolvimento, é uma solução sustentável para o transporte urbano e intercidades

No último dia 16 de maio, a Marcopolo Rail, divisão especializada em trens da renomada Marcopolo S.A., marcou presença no Seminário VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, organizado pelo Instituto de Engenharia em São Paulo. Durante o evento, a empresa revelou seu mais recente projeto em desenvolvimento: o Prosper VLT Hybrid.

Este novo veículo, projetado como uma resposta sustentável para o transporte urbano e intercidades, integra a eficiência dos motores diesel e elétrico para alcançar um desempenho superior na operação, sem comprometer a preservação ambiental e a sustentabilidade.

“A Marcopolo Rail está apta a desenvolver e produzir localmente sistemas ferroviários adaptados à demanda potencial do mercado brasileiro e latino-americano”, comentou Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócios. “A disponibilidade de um produto moderno, sustentável e fabricado no Brasil é crucial para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento”.

O Prosper VLT Hybrid é um veículo versátil que oferece conforto, segurança e design moderno aos usuários, ao mesmo tempo em que apresenta custos de implantação e operacionais reduzidos. Equipado com um powertrain híbrido, o veículo possui um motor elétrico de tração, baterias de íons de lítio, conversão de tração e motor diesel com pós-tratamento dos gases de escape.

Além disso, o Prosper VLT Hybrid é capaz de operar em ambas as direções, com plataforma de embarque de 1,1m de altura, e pode ser produzido em diferentes bitolas de acordo com as necessidades do cliente operador. O veículo também oferece uma série de comodidades aos passageiros, incluindo sistema de ar-condicionado, poltronas ergonômicas e uma ampla gama de opcionais.

Com três modos de operação – totalmente elétrico, apenas com motor diesel ou combinando ambos – o Prosper VLT Hybrid apresenta um motor diesel de 315 kW de potência e um motor elétrico com potência máxima de 400 kW. Seu sistema de gerador de partida e conversor de frequência permite uma adaptação dinâmica ao perfil da via, enquanto a energia cinética gerada durante a frenagem é armazenada e reutilizada para movimento no modo 100% elétrico, destacando seu compromisso com a eficiência energética e a redução de emissões.

Redação

Recent Posts

Confira os caminhões mais vendidos em junho de 2024

Volvo FH 540 foi o líder com 518 emplacamentos no sexto mês de 2024. Confira…

52 minutos ago

Giratur renova frota com veículo Fly 10 da Série 25 anos

Operadora de transporte de Caxias do Sul adquire unidade número 25 de modelo comemorativo.

6 horas ago

Empresas apresentam o primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil

Inovação promete aumentar a produtividade e segurança em áreas de risco e descomissionamento de barragens.

1 dia ago

Mercedes-Benz amplia portfólio com novo chassi OF 1621 de ônibus

Mercedes-Benz OF 1621 é o único no mercado que foi desenvolvido especificamente para o fretamento…

2 dias ago

Manaus ganha uma das maiores concessionárias Volare do Brasil

A Macrobus inaugurou uma nova unidade em Manaus, Amazonas, considerada uma das maiores concessionárias Volare…

3 dias ago

Caminhões Mercedes-Benz Atego ganham espaço na frota da Fermaq

Caminhão teve seu visual renovado recentemente com linhas inspiradas no Mercedes-Benz Actros.

4 dias ago