Marcopolo Ônibus

Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico no Brasil

Teste comprova segurança avançada do modelo Attivi Integral, destacando resistência a impactos sem danos às baterias

Foto | Marcopolo/Divulgação – Objetivo é garantir total segurança para passageiros e operadores

A Marcopolo realizou, de forma inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de um ônibus 100% elétrico, o Attivi Integral. O teste demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo.

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Os ônibus elétricos, utilizados predominantemente no trânsito urbano, têm suas baterias normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Devido à maior incidência de acidentes com colisões traseiras em áreas urbanas, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano que existe uma maior incidência de colisões traseiras

Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo

O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias, que ficou intacto. “Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, ressalta Resner.

Segundo o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento de uma estrutura traseira do Attivi Integral resistente a impactos, utilizando simulação computacional para garantir que a deformação não atingisse o conjunto de baterias.

Foto | Marcopolo/Divulgação – É a primeira vez que um fabricante realiza crash test traseiro com ônibus elétrico no País

Marcopolo Attivi Integral

O ônibus 100% elétrico Attivi Integral combina tecnologia nacional, conhecimento da engenharia brasileira e a experiência de mercado da Marcopolo. Com até 13.000 mm de comprimento, o modelo possui chassi Low Entry, motor elétrico de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr, e baterias CATL com capacidade de 396 kWh, oferecendo autonomia entre 250 e 280 km.

Para maior conforto e segurança dos passageiros, o Attivi Integral vem equipado com carregadores USB, sistema de ar-condicionado integrado ao sistema de refrigeração das baterias, áudio interno com preparação para microfone, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. O modelo inclui espaço reservado para PcD, assentos preferenciais, iluminação interna em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED, e cabine de separação para o motorista.

Ficha Técnica Attivi

  • Chassi Integral Low Entry: Capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade: Até 82 passageiros
  • Autonomia: Até 250 km, tempo de carga de até 4 horas
  • Plug de carregamento: CCS 2
  • Motor de tração: Central com potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
  • Eixo Dianteiro: Capacidade de 7,6 mil kg
  • Eixo Traseiro: Capacidade de 13,0 mil kg
  • Comprimento: Até 13 m
  • Largura:2,55 m
  • Freios: A disco com ABS/EBD (Door Brake)
  • Direção: Eletro-hidráulica
  • Suspensão: Pneumática

Com este pioneiro crash test, a Marcopolo reafirma seu compromisso com a segurança e inovação no setor de transportes, oferecendo ao mercado um ônibus elétrico confiável e seguro para uso urbano.

Redação

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