Empresa deverá comercializar 400 coletivos elétricos para a capital paulista em 2024
A Marcopolo celebra a aprovação do ônibus elétrico Attivi Integral pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans). O órgão é o responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade paulistana. O coletivo tem chassi e carroceria Marcopolo.
Com aporte de R$ 50 milhões, a Marcopolo anunciou recentemente a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano.
Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir às necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo (SP). Temos a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo
Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.
O Attivi Integral é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.
Além da aprovação para a capital paulista, a Marcopolo já realizou testes do Attivi Integral em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA) e Angra dos Reis (RJ). A companhia conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, feitos com chassis de parceiros, rodando pela Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.
Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.
Durante os testes, o veículo manteve a performance das 6h às 22h, de forma ininterrupta, com uma recarga noturna de bateria. O Attivi Integral conta ainda com um sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo desenvolvido pela engenharia da Marcopolo e que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. A frenagem ocorre gradualmente, permitindo saídas suaves, seguras e econômica do veículo.
A ergonomia do espaço do motorista também é destaque, pois permite uma condução segura e confortável. Enquanto o painel de instrumentos, apresenta todas as informações para proporcionar melhor dirigibilidade nas mais severas condições do trânsito da cidade de São Paulo.
Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…
Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…
Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…
Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…
Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.
Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…