A Mercedes-Benz comercializou 60 unidades do ônibus articulado com propulsão elétrico eCitaro G para empresas de transporte do mercado europeu. É mais um passo do Grupo Daimler rumo ao transporte público livre de emissões.
O Mercedes-Benz eCitaro G é primeiro de sua categoria a ser equipado com as inovadoras baterias de estado sólido.
As empresas de transporte urbano estavam esperando pelo eCitaro G. As primeiras entregas estão previstas para várias empresas ainda neste ano.
Com a chegada do eCitaro G a Mercedes-Benz dá continuidade ao processo de eletrificação de seus ônibus urbanos. Há dois anos, a Daimler Buses apresentou o eCitaro, um ônibus com propulsão totalmente elétrica para serviços regulares. Hoje, o eCitaro elétrico a bateria é um veículo produzido na fábrica da Empresa em Mannheim, na Alemanha, e já existem centenas em operação regular em várias cidades europeias.
O eCitaro G é o primeiro articulado totalmente elétrico que leva a estrela de três pontas. Dependendo de sua versão, o veículo consegue transportar até 146 passageiros.
“Estou muito satisfeito em ver que o nosso eCitaro Mercedes-Benz se estabeleceu muito bem desde seu lançamento no mercado. Isso demonstra que estamos no caminho certo, oferecendo veículos que a sociedade deseja. Com a versão articulada, estamos dando continuidade, de maneira consistente, à eletrificação dos ônibus urbanos. Ao fazer isso, estamos estabelecendo a rota para o transporte urbano de passageiros sustentável e eficiente”,
Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses.
O Mercedes-Benz eCitaro G conta com baterias de lítio-íon que já demonstraram seu valor no ônibus eCitaro convencional. Entretanto, o próximo passo da evolução já foi definido. Está previsto que a Mercedes-Benz vai aumentar o desempenho do eCitaro G ainda este ano, adotando uma nova geração de baterias de lítio-íon que aumentará consideravelmente a capacidade de 292 kWh para até 396 kWh. Assim, o ônibus articulado ganhará ainda mais autonomia.
A marca também começa um novo capítulo com o eCitaro G com as baterias de estado sólido, que serão disponíveis opcionalmente. Elas se caracterizam pela alta densidade de energia e uma vida útil especialmente longa. Equipado com sete conjuntos de baterias, o eCitaro G oferece uma capacidade total de 441 kWh, garantindo, assim, uma autonomia adequada para operações de ônibus urbanos.
A marca que diz que uma das metas da Daimler é moldar e desenvolver o futuro da mobilidade de maneira responsável e o próximo passo já está claro: a partir de 2022, a autonomia do eCitaro e do eCitaro G irá aumentar ainda mais com as células de combustível, tecnologia que elimina a necessidade de cargas intermediárias.
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