Scania Ônibus

Scania lança seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil

Modelo será exposto na Lat.Bus 2024 que será realizada em São Paulo em agosto

Foto | Scania/Divulgação

A Scania apresentou o K 230E B4x2LB, o primeiro ônibus totalmente elétrico da marca no Brasil, marcando o início da jornada de eletrificação da fabricante sueca no país. O modelo possui autonomia entre 250 e 300 km, tração 4×2, vocação urbana e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. As vendas terão início na Lat.Bus 2024, feira latino-americana do transporte que acontecerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

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É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

“Nossos clientes serão convidados a embarcar conosco nesta nova viagem no principal Salão de Ônibus da América Latina, a Lat.Bus, em agosto. Aliás, aproveitando, vamos oferecer uma condição especial de preço de lançamento na Lat.Bus. Além disso, o Scania Banco vai oferecer um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%, muito competitiva”, avisou. “Mas, é necessário reforçar que nossa linha a diesel continuará disponível e entregando o menor custo total de operação, além da gama a gás. Vamos complementar nosso já eficiente leque de soluções para a mobilidade. O produto elétrico reforça o portfólio e não substitui outra matriz energética atualmente comercializada”, salientou Nucci.

Foto | Scania/Divulgação

O diretor também esclareceu que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro produto elétrico, firmada em 2022, segue normalmente. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, contou Nucci.

Conheça o K 230E B4x2LB

O K 230E B4x2LB possui autonomia de 250 a 300 km em condições severas, com ar-condicionado ligado e em terrenos irregulares. O modelo é destinado principalmente para aplicações urbanas, com tração 4×2 e capacidade para carrocerias de 12 a 14 metros, comportando até 80 passageiros. O ônibus é equipado com motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, todos importados.

O motor elétrico oferece 230 kW (equivalente a 310 cavalos) e é ligado a um câmbio de duas marchas. “Ele vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos”, comentou. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230 kW a 1.750 rpm, torque de 2.200 Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300 kW a 1.400 rpm. “No motor a combustão tradicional, o máximo torque é obtido após a aceleração contínua. Este elétrico é diferente. Ele já desenvolve o pico de torque em zero rotação, ou seja, assim que sair da imobilidade”, afirmou Gallao.

O design simples do motor facilita a manutenção, resultando em custos mais baixos e menos ruído durante a operação. A caixa de transmissão de duas marchas proporciona maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares.

Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180 kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explicou Gallao. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento.

Foto | Scania/Divulgação

O módulo traseiro foi redesenhado para acomodar o motor e a bateria. As baterias NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) oferecem maior densidade de carga, resultando em menor peso total e mais capacidade para passageiros. As baterias serão modulares, com pacotes de 104 kW, permitindo configurações flexíveis de quatro ou cinco pacotes de baterias.

As baterias serão importadas da Suécia através de uma parceria entre Scania e Northvolt, firmada em 2017. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Redação

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