Volkswagen Ônibus

VWCO inicia teste de ônibus elétrico com bateria de carregamento ultrarrápido

Protótipo foi montado sobre chassi de 18 toneladas. Coletivo tem bateria de nióbio e será testado em parceria da Volkswagen com a CBMM e Toshiba 

Foto | Volkswagen/Divulgação – Objetivo é demonstrar as vantagens da bateria contendo Nióbio com tecnologia inédita no mundo

A CBMM, em parceria com a Toshiba e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, iniciou os primeiros testes em operação real de um protótipo de ônibus elétrico com bateria de íons de lítio contendo Nióbio, uma inovação inédita na indústria automotiva global. A nova tecnologia promete recarga ultrarrápida, maior segurança e uma vida útil até três vezes superior às baterias convencionais.

VEJA TAMBÉM:

Desenvolvida ao longo de seis anos pela CBMM, líder mundial em produtos de Nióbio, e a Toshiba, a tecnologia utiliza óxidos mistos de Titânio com adição de Nióbio (NTO) para o ânodo das baterias. Em 2021, a parceria se expandiu com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, pioneira em veículos elétricos na América Latina, que integrou a bateria inovadora a um ônibus elétrico, desenvolvendo sistemas de gerenciamento térmico, energético e de carregamento ultrarrápido.

Vantagens e aplicações

O protótipo, montado sobre um chassi de 18 toneladas, possui autonomia estimada de 60 quilômetros e tempo de recarga de 10 minutos em um pantógrafo de 300 kW. Equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo de Nióbio, cada um com capacidade útil de até 30 kWh, o sistema NTO suporta recargas ultrarrápidas, opera em temperaturas mais amenas e oferece maior segurança e eficiência energética.

Objetivo e impacto

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM.

Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nós antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Fase de testes

A operação de teste do ônibus elétrico será realizada em uma rota fixa na fábrica da CBMM em Araxá, com recargas no início ou fim do trajeto. O período de testes é indeterminado e será ajustado conforme a evolução da aplicação. Todos os componentes serão monitorados em tempo real para aprimoramentos contínuos. A previsão é que a tecnologia de bateria NTO esteja disponível no mercado em 2025.

Redação

Recent Posts

VWCO apresenta caminhão Constellation 26.280 Biometano

Montadora aposta em sustentabilidade e tecnologia no Fenatran 2024 com o Constellation 26.280 Biometano, modelo…

1 dia ago

Volvo CE inicia testes no Brasil com carregadeira elétrica

Equipamento promete redução de custos operacionais e menor impacto ambiental em operações reais.

3 dias ago

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

1 mês ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago