Ônibus

Volvo lança novo chassi de ônibus rodoviário

Novos modelos rodoviários da Volvo chegam com tecnologias como acelerador inteligente e transmissão I-Shift, que prometem economia

Foto | Volvo/Divulgação

A Volvo acaba de lançar os novos ônibus B420R+ e B450R+. O principal destaque é a adoção da transmissão I-Shift de nova geração, assim como a tecnologia de Aceleração Inteligente.

De acordo com a marca sueca, as tecnolgoias permitem até 5% de economia em combustível, dependendo da rota. Aprimoramento do Sistema de Segurança Ativa, novas funcionalidades do App Volvo Bus Connect e condições especiais de financiamento pelo Banco Volvo completam o pacote de novidades.

VEJA TAMBÉM:

“A Volvo inova mais uma vez com soluções que mantêm sua plataforma de chassis rodoviários na vanguarda do setor de transportes de passageiros. Estamos apresentando produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários. Sempre buscamos soluções que ofereçam mais eficiência na operação, mais segurança e conforto, mantendo os altos níveis de qualidade da marca”, complementa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Os novos chassis são destinados para rotas extensas, que usam versões doble decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.

Aceleração Inteligente

O software de controle do motor foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil. Chamada de Aceleração Inteligente, essa tecnologia da Volvo proporciona redução expressiva no consumo de diesel, um dos mais importantes itens na planilha de custos do transportador. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses na América Latina.

I-Shift

Outra boa novidade é uma nova versão da consagrada transmissão I-Shift. Com novo software, as trocas estão ainda mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto em marcha. “Conjugados, o novo software do motor e a nova I-Shift podem trazer até 5% de redução no consumo, dependendo do trecho e condições de operação”, afirma Prosdócimo.

Ainda no motor, os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. O dispositivo ganhou novo módulo de comando, além de nova bomba e injetores. As mudanças seguem um padrão adotado na linha de caminhões Volvo, simplificando a manutenção e reduzindo custos operacionais.

Volvo Bus Connect

Houve avanços também na arquitetura eletrônica dos veículos, que estão ainda mais conectados. Com isso, o Volvo Bus Connect aplicativo de celular que ajuda o operador a gerir a frota, ganhou novas funcionalidades. Remotamente é possível acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações, tempo em marcha lenta etc. Com esses dados, é possível implementar melhorias, treinando os motoristas com base em números concretos. O App Volvo Bus Connect é gratuito e está disponível para download nas lojas Play Store e Apple Store.

Os chassis ganharam um novo volante. Forrado em couro, tem agora 50 cm de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir.

A nova geração de chassis traz ainda um tacógrafo digital. É um avançado equipamento com menor custo de operação, memória interna de até sete dias de gravação, que garante maior conforto ao motorista e mais praticidade graças ao armazenamento digital.

Segurança

Agora, os novos B420R+ e o B450R+ podem ter o Sistema de Segurança Ativa (SSA) da Volvo mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido. A última geração do SSA traz um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. Além disso, os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento (ABS).

Crédito

No lançamento, os transportadores que adquirirem os novos B420R+ e o B450R+ terão um suporte extra do Banco Volvo, com uma inédita linha de crédito com prazos de até 66 meses e carência de até seis meses, para começarem a pagar somente a partir de 2022. As modalidades de financiamento são o Finame TLP, que tem parcelas variáveis, e o Finame TFB, que tem parcelas fixas do início ao final do contato.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

3 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago