Volvo Ônibus

566 ônibus Volvo irão operar no sistema transporte de Santiago

Grupo Metropol comprou 473 ônibus convencionais e 93 articulados para atuar no sistema de ônbius de Santiago, no Chile

Foto | Volvo/Divulgação – Os 93 ônibus articulados são do modelo Volvo B8R articulado

A Volvo Buses comercializou 566 ônibus com as empresas RBU Santiago S.A. e Buses Alfa e Omega, do Grupo Metropol. Divididos entre 43 modelos convencionais e 93 articulados, os ônibus entrarão em operação em janeiro dentro da Red Metropolitana de Movilidad, nome do sistema de ônibus de Santiago. 

As entregas fazem parte da licitação definida ano passado, a maior da América Latina nos últimos anos. “A Volvo tem uma longa história no sistema de transporte público de Santiago. Nossos ônibus têm alto reconhecimento por parte dos operadores e também da população da cidade. É um privilégio manter a forte presença da nossa marca nessa renovação de frota”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

Os chassis Volvo foram produzidos nas fábricas de Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). Já as carrocerias foram fabricadas pela Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) e pela Caio, em Botucatu (SP). Para chegar a Santiago os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela famosa estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira que separa Argentina e Chile. A viagem tem mais 2.700 km, percorridos em dez dias. Se realizada durante o inverno, a jornada tem duração imprevisível, por conta das fortes nevascas que podem provocar o fechamento da estrada.

Fizemos um planejamento detalhado para que os veículos cruzassem os Andes no melhor momento e chegassem dentro do prazo determinado pela licitação para início da operação

José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile

Os 93 ônibus articulados são do modelo Volvo B8R articulado. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 473 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da carroceria. Os veículos têm sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Connect, serviço conectado de gerenciamento de zonas de segurança, dentre outros recursos avançados.

Foto | Volvo/Divulgação – Os demais 473 ônibus também são do modelo Volvo B8R com entrada baixa

Esta licitação da Red Metropolitana de Movilidad separou a gestão e responsabilidade dos provedores de frota da dos operadores de frota, num redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte. Os ônibus Volvo são de propriedade da Provebus, que é parte da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas que vão operar os veículos. A manutenção da frota será executada pelos operadores, mas auditadas por terceiros indicados pela Volvo, sempre com peças e serviços genuínos da marca. O contrato determina ainda treinamento de motoristas, além de sistemas de telemetria para a gestão online dos ônibus e da operação. “Soluções destruptivas com esta de Santiago vêm de encontro à necessidade de elevar a qualidade do transporte público e facilitar mecanismos financeiros para operadores e autoridades de trasnporte na América Latina”, afirma Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses Latin América.

Redação

Recent Posts

Curitiba reforça transporte público com 95 novos ônibus Volvo B320R

Veículos vão operar em todas as regiões da cidade, oferecendo mais conforto e eficiência ao…

4 semanas ago

Ford realiza Dia Raça Forte com test-drive com suas três picapes

Concessionárias da marca terão ofertas especiais em todo o Brasil para as picape Maverick, Ranger…

1 mês ago

Nova Ram 1500 2025 chega ao Brasil com motor Hurricane biturbo

Modelo traz motor 3.0L Hurricane 6 biturbo, novas tecnologias de condução e design atualizado, reforçando…

1 mês ago

Mercedes-Benz Accelo 2025 ganha novo visual e mais capacidade de carga

Nova linha 2025 traz modelos 917, 1117 e 1417, ampliando o portfólio de veículos leves…

1 mês ago

Mercedes-Benz Actros Evolution tem tecnologia de ponta

Novo modelo do extrapesado chega ao mercado em 2025 com mais eficiência, conforto e inovação.

1 mês ago

Scania 30 G é o primeiro caminhão elétrico da marca no Brasil

Modelo 30 G 4x2 chegará importada da Europa para ser destaque na Fenatran, reforçando o…

1 mês ago