Volvo Ônibus

Diesel renovável R5 da Petrobras já é usado na fábrica da Volvo

Marca sueca usa o combustível renovável nos primeiros abastecimentos de seus caminhões e ônibus

Foto | Volvo/Divulgação

O diesel renovável R5 da Petrobras é usado pela Volvo nas atividades que demandam o uso do combustível em seu complexo industrial de Curitiba (PR), onde produz caminhões e chassis de ônibus. 

Com a ação, a marca sueca reduzirá em 400 toneladas suas emissões anuais de CO2. O diesel R é produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que pode variar de 5% (R5) até 10% (R10). 

“Este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes”, declara Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo. Todo o consumo da fábrica de Curitiba passa a ser com este novo combustível, desde o primeiro abastecimento do tanque dos veículos que saem da linha de produção, passando por todo o trabalho nas pistas de testes, até outras tarefas e avaliações feitas em laboratório.

O novo combustível é uma alternativa sustentável no ciclo diesel. “Estamos atendendo às demandas dos clientes e da sociedade por produtos de menor impacto ambiental. O coprocessamento de diesel mineral com matéria-prima de origem renovável tem se mostrado um caminho viável, que irá contribuir para um mercado ambientalmente mais sustentável e para a transição energética”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

Foto | Volvo/Divulgação

“Uma grande vantagem é que o novo combustível pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções sem a necessidade de adaptações nos motores. Também não é necessário alterar nada na cadeia logística de distribuição ou nos processos de armazenamento”, assegura Holzmann. “O diesel renovável R5 é uma excelente alternativa para redução de emissões da frota de caminhões já em circulação no país. Recomendamos seu uso a todos os transportadores”, afirma o diretor da Volvo.

O diesel com conteúdo renovável produzido pela Petrobras está disponível no mercado. Em 2023, a empresa ampliará em aproximadamente 150% sua capacidade de produção do diesel R5 na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. A utilização desta capacidade dependerá das condições de mercado.

Sempre na vanguarda em soluções ambientalmente corretas, a Volvo tem metas ambiciosas globalmente na área ambiental. O objetivo é reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040. A contribuição para um transporte comercial sustentável também passa pelas operações industriais em todo o mundo, que gradativamente vêm diminuindo o nível de emissões, como está ocorrendo no Brasil. Na Europa, a marca já tem fábricas totalmente livres de CO2, como em Skövde (Suécia) e Ghent (Bélgica).

Redação

Recent Posts

Renault entrega 280 ambulâncias ao Ministério da Saúde

 Veículos serão distribuídos em 248 municípios e substituirão frota antiga.

1 hora ago

Confira os caminhões mais vendidos em junho de 2024

Volvo FH 540 foi o líder com 518 emplacamentos no sexto mês de 2024. Confira…

21 horas ago

Giratur renova frota com veículo Fly 10 da Série 25 anos

Operadora de transporte de Caxias do Sul adquire unidade número 25 de modelo comemorativo.

1 dia ago

Empresas apresentam o primeiro caminhão 8×4 teleoperado do Brasil

Inovação promete aumentar a produtividade e segurança em áreas de risco e descomissionamento de barragens.

2 dias ago

Mercedes-Benz amplia portfólio com novo chassi OF 1621 de ônibus

Mercedes-Benz OF 1621 é o único no mercado que foi desenvolvido especificamente para o fretamento…

3 dias ago

Manaus ganha uma das maiores concessionárias Volare do Brasil

A Macrobus inaugurou uma nova unidade em Manaus, Amazonas, considerada uma das maiores concessionárias Volare…

4 dias ago