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Operador chileno compra 80 articulados Volvo

Transportadora Subus comprou mais de 80 articulados Volvo B8RLEA para roda na Rede Metropolitana de Mobilidade na capital do Chile

Foto | Volvo/Divulgação – Unidades do Volvo B8RLEA irão operar no sistema de transporte de Santiago

A Volvo Trucks celebra a venda de mais de 80 ônibus articulados B8RLEA para a empresa chilena Subus. As unidades irão operar em Santiago na Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o sistema de transporte coletivo da capital e um dos mais modernos da América Latina.

Quase todos os 1.108 ônibus pesados da Subus são Volvo. “Fornecemos ônibus e soluções inovadoras para o sistema da capital chilena desde 2005, quando Santiago criou o modelo integrado de ônibus. A Volvo foi a maior fornecedora de veículos quando o sistema nasceu. Ajudamos a cidade a dar um salto na melhoria da mobilidade urbana, com benefícios que se estendem até hoje”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

A RED opera hoje mais de 5 mil ônibus pesados a diesel, cerca de 30% deles são Volvo. “A exemplo de outras cidades com sistema de transporte planejado, somos marca de referência em chassis de grande capacidade também em Santiago”, argumenta Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina.

A Rede Metropolitana de Mobilidade é o nome do novo padrão do sistema de transporte público de Santiago, uma das maiores metrópoles da América Latina. Conecta fisicamente e em tarifa todos os ônibus da cidade ao Metrô de Santiago e ao MetroTren, sistema de trens.

O Volvo B8RLEA é um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros, motor traseiro de 8 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme exige Santiago. A cidade fica num vale circundado por montanhas, posição geográfica que dificulta a dispersão da poluição. Daí a demanda por veículos cujos motores não emitam fumaça.

O chassi Volvo articulado tem ainda tecnologia de última geração, com avançada eletrônica embarcada, sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e I-Coaching (treinador virtual de motoristas).

Os gestores da frota podem também ativar o controle automático de velocidade Volvo, dispositivo que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. Aprovada após um ano de uso em Curitiba, no Brasil, onde diminuiu em 50% as colisões com ônibus no BRT local, essa tecnologia pode ser ativada em todos os veículos pesados da marca no continente.

Foto | Volvo/Divulgação

Os 80 chassi Volvo B8RLEA articulados da Subus serão produzidos na fábrica da Volvo em Borås, Suécia e encarroçados pela unidade da Marcopolo na cidade de Cota, na Colômbia. De lá, seguirão para o Chile.

Redação

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